Máquinas de Pintura: Guia de utilização para otimizar os seus resultados

Usar uma máquina de pintura é uma excelente opção para pintar mais depressa e obter um acabamento impecável. No entanto, há certos cuidados a ter (antes, durante e após o trabalho de pintura) que fazem toda a diferença na eficiência desta tarefa.   

Ao longo deste artigo, partilhamos algumas dicas profissionais sobre como usar uma máquina de pintura da maneira correta e obter os melhores resultados em qualquer trabalho de revestimento.máquina de pintura profissional Graco 

Dicas para minimizar o desperdício de tinta

Uma das grandes vantagens de usar uma máquina de pintura, airless ou outra, é rentabilizar a tinta e minimizar o seu desperdício. Com uma máquina de pintura profissional, gasta muito menos tinta para pintar, comparando com a pintura com rolo ou trincha.

1- Prepare a tinta antes de começar a pintar

Num trabalho com máquina de pintura, a tinta pode ser aplicada com ou sem a adição de água, ou diluente. Teste a fluidez da tinta para perceber a necessidade de a ajustar. Em tintas muito espessas esta diluição vai facilitar o trabalho porque permite construir camadas finas.

Mesmo sem adicionar diluente, homogeneizar a tinta com uma misturadora é essencial para obter o melhor acabamento. Quando a tinta estiver fluida e bem misturada, pode dar início ao trabalho com a sua máquina de pintura.misturadora de tinta profissional

2 - Ajuste a pressão da máquina de pintura

O processo de ajuste preciso da pressão na máquina de pintura é fundamental para evitar pulverizar excesso de tinta. Além disso, vai evitar desperdícios de produto e prolongar a vida útil da sua máquina de pintura. 

Comece por testar a aplicação com a máquina de pintura numa superfície de teste. Reduza a pressão da máquina para o mínimo e vá aumentando até obter a cobertura ideal. Só depois deve iniciar a aplicação na superfície a pintar. cuidados e manutenção máquina de pintura airless

Cuidados de manutenção e limpeza das máquinas de pintura

Uma máquina de pintura é um bom investimento e um precioso auxiliar para qualquer pintor profissional. Limpar e manter este aparelho da forma correta vai prolongar a sua durabilidade.

  • Evite adiar reparações e substituições de peças 

Consoante a marca, a capacidade e o modelo, os preços podem variar, mas uma máquina de pintura é sempre um investimento considerável. Por essa razão, manter estes equipamentos operacionais e em boas condições é importante.

Se detetar qualquer alteração no funcionamento da sua máquina de pintura evite adiar a sua reparação. Por vezes, nas máquinas de pintura airless, por exemplo, basta substituir o bico de pintura para recuperar a qualidade do leque de tinta.  

Para manter a sua máquina operacional por muitos anos, mais vale reparar do que adiar. Falhar com este tipo de cuidados pode resultar em danos significativos neste equipamento. 

  • Cumpra todas as etapas de limpeza e armazenamento no final de cada trabalho

Depois de usar a sua máquina de pintura, limpe todos os elementos antes de a guardar. Se só vai voltar a usá-la noutro dia, nunca pule as etapas de limpeza da máquina de pintura. A tinta vai secar, acumular-se nas tubagens e no bico de pintura, danificando esses elementos. 

Esvazie tubos e mangueiras e lave bem os bicos de pintura usando água corrente ou diluente. Em caso de armazenamento prolongado cumpra as instruções de lubrificação para manter a sua máquina nas melhores condições e evitar avarias.   

Alguns dispositivos, como a máquina de pintura Graco GX21, permitem pintar pulverizando a tinta a partir do próprio balde. Neste caso, as tarefas de limpeza ficam facilitadas. 

3 Dicas profissionais para melhorar os resultados quando usa uma máquina de pintura

dicas para pintar como um profissional1- Dedique algum tempo à fase de preparação antes de pintar

Usar uma máquina de pintura é uma forma de poupar tempo e evitar desperdícios de tinta. A fase de preparação é tão importante como a própria pintura. 

Assim, proteja-se com os EPIs necessários, prepare e misture a tinta. Depois, ajuste a pressão da máquina de pintura, testando-a antes de dar início à aplicação da tinta sobre as superfícies. Só então estará tudo pronto para pintar.

2 - Mantenha a pistola de pintura perpendicular à superfície a pintar

Quando se utiliza uma máquina de pintura profissional, a técnica é determinante para os resultados. Manter a pistola de pintura numa posição direita e sempre perpendicular à superfície a revestir é um truque que os pintores profissionais utilizam.

Desta maneira, vai conseguir um leque de tinta uniforme para criar camadas finas e lisas durante a pintura. Esta técnica garante o melhor acabamento no final do trabalho de pintura.  

3 - Pinte os cantos num movimento vertical

Em qualquer divisão, a aplicação de tinta nos cantos com máquina de pintura deve ser feita na vertical, para um cobrimento perfeito. Pinte todos os cantos desta forma antes de passar ao revestimento das paredes e tetos. 

Depois, pode aplicar a tinta nas paredes em passagens horizontais. Lembre-se de cobrir parte da faixa já pintada em cada nova camada, sempre com uma velocidade constante.

Na Boutique das Tintas encontra máquinas de pintura para todos os gostos para usar em projetos de todas as dimensões. Se procura equipamentos de pintura das melhores marcas do mercado, explore a categoria de máquinas de pintura da Boutique das Tintas.

 Explorar a gama de Máquinas de Pintura da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon