Saiba como funciona uma Máquina de Pintura Airless e como a utilizar
A pintura de superfícies pode ser muito facilitada através da utilização de máquinas próprias para o efeito. Para que possa tirar o máximo partido das máquinas de pintura airless é essencial saber como funcionam estes equipamentos.
Este método de pintura é um dos mais procurados e não apenas por pintores profissionais! Por ser tão simples de usar e proporcionar acabamentos impecáveis, a tecnologia airless tem vindo a conquistar o mercado face a outros métodos de pintura com máquinas.

Que tipos de mecanismos de pintura existem?
Pintar através da utilização de uma máquina de pintura airless é apenas um dos muitos métodos disponíveis. Para a decoração ou pintura de paredes, superfícies em metal ou madeira existem várias opções.
-
Pintura com rolo e trincha
Este é o método mais tradicional, mas também o mais trabalhoso e demorado. É necessário ter um bom nível de experiência na utilização das trinchas e rolos de pintura para conseguir obter resultados satisfatórios.
Uma vez que demora muito tempo e é uma sistema pouco eficiente, esta opção tende a ser mais usada em projetos pontuais e de pequena dimensão.
-
Pintura aerográfica
Este tipo de pintura é feito através de um aerógrafo, um instrumento que difunde a tinta projetando-a através da pressão de ar. Esta pressão pode ser gerada através de um compressor ou por recurso a gás.
Como exige algum domínio da técnica, a pintura com aerógrafo é mais utilizada para criar detalhes decorativos nas superfícies e não tanto para cobrir grandes áreas.
-
Pintura eletrostática
Esta técnica é mais usada para cobrir superfícies de metal, como portões, ou na indústria automóvel. Pelo tipo de equipamento que exige, a pintura eletrostática é mais usada em ambientes industriais.
A pintura é efetuada com uma pistola que vai carregar a tinta expelida com uma carga elétrica oposta à do material a revestir. Este método garante uma maior fixação do revestimento aplicado.
-
Pintura airless
A pintura airless é feita através da projeção de um amplo leque de tinta em direção à superfície a cobrir. Uma vez que é a própria tinta que é pulverizada em gotículas, o risco de salpicos é reduzido e o desperdício é evitado.
As máquinas de pintura airless são versáteis e portáteis, como tal, podem funcionar em qualquer espaço.
Como funciona a Máquina de Pintura Airless?
Estas máquinas são designadas “airless” precisamente por não funcionarem a ar comprimido. A pulverização da tinta é feita a alta pressão, através de uma pistola pulverizadora que a espalha por uma grande superfície.
A pistola de pintura airless projeta a tinta através da ponta, num fluxo em formato de leque capaz de cobrir uma grande área. O resultado é uma camada uniforme que reveste tanto superfícies lisas como irregulares.
As máquinas de pintura airless podem ser elétricas ou funcionar a gasolina. Estão disponíveis em diferentes modelos e dimensões, de maneira a acompanharem as necessidades de cada obra. A qualidade do acabamento e a velocidade com que é possível revestir grandes superfícies são algumas das vantagens de utilizar uma máquina de pintura airless.
5 Dicas de utilização das Máquinas de Pintura Airless
A prática acaba sempre por ser a melhor forma de aprimorar os resultados na utilização destas máquinas de pintura com sistema airless. No entanto, há algumas dicas que podem ajudar a explorar ao máximo o potencial destes equipamentos.
- Antes de começar a pulverização com a sua máquina de pintura, numa primeira utilização, experimente usar a máquina numa superfície de teste. Assim, vai poder habituar-se a manuseá-la e fazer os ajustes necessários.
- Ao longo do trabalho deve manter a mesma distância entre a pistola pulverizadora e a superfície a revestir, para garantir um resultado uniforme. A distância ideal, geralmente, ronda os 30 cm.
- Na aplicação de cada novo traçado, deve tentar cobrir a parte final do traçado anterior, de modo a não deixar zonas de intervalo com menos quantidade de produto.
- Ao longo do trabalho de pintura, deve efetuar movimentos longos e uniformes, usando todo o braço, e não apenas o pulso, para cobrir uma boa área em cada passagem.
- Tanto a ativação do gatilho como o movimento de o soltar devem ser efetuados sempre com a pistola já em movimento. Ou seja, se começar a pulverizar a tinta com a pistola parada vai gerar uma acumulação num só local e o resultado será menos homogéneo.
Rentabilize o seu tempo com as Máquinas de Pintura Airless da Boutique das Tintas
Agora que já sabe mais sobre como funciona a máquina de pintura airless, siga as nossas dicas e prepare-se para dar outro dinamismo às suas obras! Conclua os seus projetos de pintura em tempo recorde com as melhores máquinas e equipamentos da Boutique das Tintas.