Guia fundamental para uma correta Utilização e Manutenção de Máquinas de Pintura

Uma adequada utilização e manutenção da sua máquina de pintura vai otimizar os resultados obtidos em cada trabalho e preservar o bom funcionamento do aparelho. Para prevenir avarias, entupimentos e substituições de acessórios da sua máquina, basta seguir algumas dicas e cuidados essenciais. 
Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer um prático guia para que possa tirar sempre o máximo partido da sua máquina de pintura e mantê-la nas melhores condições.

 

Máquina de Pintura Airless: Um aliado para os seus projetos

Para pintar uma área, interior ou exterior, de forma eficiente, as máquinas de pintura dão uma ajuda preciosa. Estes equipamentos proporcionam uma cobertura perfeita em muito menos tempo do que demoraria uma pintura manual tradicional. 
Pintar com recurso a estas máquinas apresenta vantagens que, em muitos casos, compensam o investimento de as adquirir: 
  • Permitem revestir grandes áreas; 
  • Proporcionam um acabamento uniforme nas pinturas;
  • Facilitam o revestimento de superfícies irregulares;
  • Reduzem o tempo despendido em trabalhos de pintura;
  • Minimizam salpicos e desperdícios de tinta.

 

Máquina de Pintura Airless

Que tipos de Máquinas de Pintura Airless existem?

Os benefícios destas máquinas de pintura tornaram-nas muito populares, um pouco por todo o mundo. Atualmente, existe uma enorme variedade de marcas e modelos de máquinas de pintura para se adaptarem às diferentes necessidades de quem as utiliza.
Dentro do sistema airless, os principais tipos de máquina de pintura são:

  • Elétricas ou a gasolina

Para trabalhos de exterior (ou em situações em que não haja acesso à corrente elétrica), existem modelos que funcionam a gasolina, como a Graco Gmax Ii 3900 Procontractor Series

Para os restantes casos, existem diversas opções em máquinas eléctricas.

 

Graco Gmax Ii 3900 Procontractor Series

 

  • Com ou sem fios

Dentro das máquinas de pintura airless elétricas, pode optar entre máquinas de pintura de ligar à rede elétrica, ou máquinas cujo funcionamento é feito a baterias. As versões sem fios possuem uma autonomia mais limitada mas são mais leves e portáteis. O modelo Graco Classic 390 PC, por exemplo, está disponível em versões com e sem fios. 
Para além destas diferenças, pode escolher a máquina de pintura e os acessórios mais adequados aos seus trabalhos, em termos de fatores como: dimensões, peso, autonomia, capacidade, preço ou portabilidade, por exemplo.

 

modelo Graco Classic 390 PC

Guia de Utilização e Manutenção de Máquinas de Pintura

Apesar de existirem muitas alternativas em termos de preço, uma máquina de pintura representa sempre um investimento. Para que a sua máquina se mantenha em bom estado e funcione sem problemas há alguns cuidados a ter durante e após a sua utilização.  

 

Cuidados de Utilização da Máquina de Pintura Airless

  • Prepare o espaço antes de dar início à utilização da máquina, protegendo as superfícies de modo a evitar que se possam sujar ou danificar. 
  • Não descure a proteção pessoal antes de um trabalho de pintura. Use todo o equipamento de proteção individual para pintar e trabalhe sempre com higiene e segurança. 
  • Ajuste a sua máquina de pintura e todos os acessórios de acordo com o tipo de tinta e a superfície a revestir. Comece com uma pressão reduzida e vá aumentando até atingir uma projeção perfeita.  
  • Durante o trabalho, mantenha movimentos uniformes e suaves, tentando sempre preservar a distância à superfície sobre a qual está a aplicar a tinta. 
  • Não espere para iniciar o processo de limpeza quando terminar o trabalho! Lembre-se que, à medida que vai secando, a tinta torna-se cada vez mais espessa e difícil de limpar. 

 

Cuidados de Manutenção da Máquina de Pintura Airless

De forma a prolongar a vida do seu equipamento de pintura, deve cuidar da sua manutenção. Siga sempre as recomendações para cada uma das 3 etapas essenciais:

  • Limpe os bicos, os filtros e a mangueira da máquina de pintura airless com regularidade. Deixar produto acumulado no seu equipamento entre utilizações pode resultar em avarias graves.
  • Substitua o bico airless sempre que necessário, uma vez que este acessório é determinante para a qualidade dos resultados. Se verificar que o seu bico airless está gasto ou apresenta danos deve trocá-lo de imediato. 
  • Após a etapa de limpeza, aplique um lubrificante próprio nos pistões da sua máquina de pintura. Este cuidado vai evitar o seu desgaste e garantir bons resultados em cada utilização. 
  • Qualquer armazenamento mais prolongado da sua máquina de pintura (acima de 2 dias sem uso) vai exigir cuidados acrescidos. 
Neste caso, após uma lavagem minuciosa de todas as peças e tubos, a água deve ser totalmente eliminada. Depois, deve usar-se um fluido de armazenamento próprio, para prevenir riscos de corrosão ou outros danos.   


O segredo para uma máquina de pintura funcional e uma excelente qualidade nos resultados obtidos está na sua manutenção. Explore a diversidade de máquinas de pintura que pode encontrar na Boutique das Tintas. 

 


Artigos Relacionados

whatsApp Icon