Pular para conteúdo

8 Conselhos para a Manutenção da sua Máquina de Pintura Airless

As máquinas de pintura airless representam um auxiliar precioso para trabalhos de pintura e revestimento de superfícies. Para além de permitirem encurtar o tempo de obra, estas máquinas otimizam a quantidade de produto a aplicar e garantem um resultado final impecável. 

Compreender como funcionam as máquinas de pintura airless e ter os devidos cuidados com a sua manutenção regular são pontos essenciais para prolongar a vida útil deste tipo de equipamentos.

Conheça, neste artigo, alguns procedimentos simples que vão ajudar a manter a sua máquina de pintura airless em boas condições de funcionamento durante mais tempo, evitando falhas e gastos desnecessários com reparações.

 

8 Cuidados de Manutenção para a sua Máquina de Pintura Airless

Manter a sua máquina de pintura airless em boas condições não é difícil. Com as devidas precauções e cuidados vai conseguir conservar estes equipamentos operacionais e livres de problemas durante muitos anos.

1. Utilize apenas produtos apropriados

Apesar da sua versatilidade lembre-se que existem produtos que podem danificar as máquinas de pintura airless. Estes aparelhos não estão preparados para aplicar produtos granulados, texturizados, abrasivos ou corrosivos. 

Para além disso, no decorrer de cada trabalho, certifique-se que a tinta (ou outro tipo de revestimento que pretenda aplicar) se mantém livre de impurezas e detritos que podem danificar o sistema da máquina airless. 

2. Adeque os bicos e filtros aos produtos usados

    Tanto os filtros como os bicos destas máquinas de pintar devem ser ajustados de acordo com a viscosidade do produto a aplicar. Verifique as instruções do seu modelo e recorra sempre a acessórios adaptados a cada necessidade. 

    3. Limpe os filtros regularmente 

      Independentemente do tipo de tinta ou revestimento que vai aplicar com a sua máquina de pintura airless, manter os filtros limpos é fundamental. No caso de usar produtos de base aquosa, a limpeza pode ser feita usando apenas água. 

      Este cuidado simples ajuda a obter os melhores resultados e contribui também para a durabilidade do seu equipamento.

      4. Mantenha o bico Airless sempre limpo 

        No final de cada trabalho com a sua máquina de pintar airless, deve proceder à limpeza do bico. Usando água (ou o solvente adequado) e uma escova de cerdas macias remova cuidadosamente todos os resíduos do produto. Assim, este acessório fica preparado para uma próxima utilização livre de problemas.

        5. Trabalhe com a pressão mínima 

          Para uma utilização mais eficiente, comece por regular a pressão do equipamento para o valor mínimo. Vá depois subindo, gradualmente, até obter um leque de aplicação satisfatório. 

          Este simples cuidado inicial vai permitir prolongar a vida do bico airless, mas também da bomba e do motor do seu equipamento de pintura. 

          6. Substitua o bico sempre que necessário

            O bico airless é um dos acessórios mais importantes das máquinas de pintar de sistema Airless. Trabalhar com um bico inadequado, gasto ou danificado vai interferir com a qualidade do resultado obtido, mas pode também conduzir ao desperdício de tinta e sobrecarregar o aparelho quanto à manutenção da pressão.

            Assim, sempre que verifique uma redução substancial do leque de pulverização pode estar na altura de substituir o bico. 

            7. Mantenha os pistões bem lubrificados após a limpeza

              Limpeza e lubrificação são dois cuidados imprescindíveis para uma correta manutenção da sua máquina de pintura airless. 

              Deste modo, depois da limpeza, é conveniente aplicar um lubrificante adequado nos pistões da sua máquina para prevenir o seu desgaste e garantir um bom desempenho.

              8. Cumpra todas as indicações para armazenamento

                Sempre que preveja um intervalo de utilização da sua máquina de pintar superior a 2 dias, deve ter cuidados específicos antes do seu armazenamento. Tubos, filtros e bicos devem ser esvaziados de tinta e bem limpos. 

                Depois da fase de lavagem, há que eliminar toda a água destes componentes e usar um fluido de armazenamento adequado. Este procedimento vai evitar danos internos, corrosão e o aparecimento de ferrugem.

                 

                 

                Prolongue a vida da sua Máquina de Pintura Airless

                Para que a sua máquina de pintura airless se mantenha como nova deve ter em conta que o trabalho não fica concluído quando acaba de pintar. Os procedimentos de limpeza e armazenamento devem ser cumpridos para evitar danos no equipamento e nos respetivos acessórios. 

                Para isso, deve seguir sempre as instruções do fabricante. Cumprir as indicações específicas de esvaziamento, limpeza, lubrificação e armazenamento é crucial para manter a sua máquina em bom estado e alcançar sempre os melhores resultados nos seus projetos.

                Ver Máquinas de Pintura Airless

                Artigos Relacionados