Pular para conteúdo

Conheça os diferentes Acessórios para a Máquina de Pintura Airless

Se já se rendeu às vantagens deste sistema de pintura e revestimento, está na altura de ficar a conhecer melhor os principais acessórios das máquinas de pintura airless. Sendo este tipo de máquinas cada vez mais procuradas para diferentes setores da construção e obras públicas, é natural que existam acessórios complementares variados.

Neste artigo, vamos explorar para que servem esses componentes, qual a importância de saber selecionar os mais adequados para cada utilização e como pode escolher, em 3 passos simples, os melhores acessórios para a sua máquina de pintura airless

 

 

Bicos Airless: Para que servem?

Se a máquina airless produz a pressão necessária para os seus trabalhos de pintura ou revestimento de superfícies, o bico selecionado tem uma função igualmente importante. O bico da pistola é o acessório da máquina de pintura airless que vai controlar:

  • O nível de esforço necessário da máquina para manter uma pressão constante para a difusão da tinta;
  • A largura do leque de tinta expelido pela pistola;
  • A quantidade de tinta pulverizada nas descargas.

Assim, esta decisão vai interferir diretamente com a quantidade de tinta expelida, o tempo necessário para a conclusão do projeto e a qualidade do acabamento. 

 

Porque existem tantos acessórios para Máquinas de Pintura Airless?

É importante perceber que as máquinas airless são extremamente versáteis. Estas permitem executar, na perfeição, diversos trabalhos de pintura e revestimento de superfícies, como paredes, fachadas e telhados, mas também podem ser usadas para muitas outras finalidades. 

Assim, há 3 fatores que vão determinar a escolha dos melhores acessórios para as máquinas de pintura airless:

  • O tipo de utilização pretendida;
  • O produto a usar para o revestimento; 
  • As características da superfície a revestir. 

Por exemplo, um trabalho de pintura de interiores, em que se recorra a finas camadas de tinta, vai exigir acessórios diferentes de uma aplicação de asfalto ou betume numa estrada. 

Ou seja, cada tipo de utilização tem níveis de exigência muito diferentes e é isso que condiciona a necessidade de existirem tantas soluções em acessórios de máquinas de pintura airless.

 

3 Passos para escolher o melhor Bico Airless

Na origem de uma boa decisão sobre qual o mais adequado destes acessórios para cada trabalho está uma sequência de 3 perguntas:

  • Que tipo de trabalho vai realizar?

Diferentes trabalhos de revestimento de superfícies exigem diferentes produtos e cada tipo de produto irá requerer um bico específico. 

Para aplicar materiais de acabamento fino, como tintas ou vernizes, pode optar por um bico que possua um orifício estreito. No caso de materiais mais espessos e pesados, como gesso ou asfalto, terá de recorrer a bicos diferentes.   

 

  • Qual a dimensão do leque de difusão de produto que pretende gerar?

Aqui, a decisão é feita entre o tempo gasto e o controlo pretendido sobre a quantidade de produto pulverizado. 

Se preferir cobrir uma área maior, pode optar por leque mais amplo, mas terá menos controlo sobre o consumo de tinta. Para minimizar o desperdício de produto a aplicar, deverá encurtar a dimensão do leque e trabalhar um pouco mais lentamente.

 

  • Qual o débito máximo do seu sistema de pintura?

A quantidade de tinta pulverizada é determinada pela dimensão do orifício do bico, mas é a capacidade do seu equipamento que irá determinar os limites do débito do bico airless escolhido.

Isto significa que a sua máquina de pintura airless tem que ter sempre um débito máximo superior ao débito do bico a usar.

Antes de cada projeto, respondendo a estas 3 simples perguntas, vai saber exatamente qual o melhor acessório para as suas necessidades.

 

Escolha os melhores Acessórios para a sua Máquina de Pintura Airless

Saber fazer a opção certa em acessórios para máquinas de pintura airless é determinante para a qualidade do trabalho executado, mas não só. Ter conhecimentos para optar pelo bico airless mais apropriado vai proporcionar um maior controlo ao operador da máquina, facilitando a obtenção de resultados profissionais. 

Por outro lado, essa decisão vai também minimizar o desperdício de tinta durante a aplicação e encurtar o tempo de obra.

Para qualquer informação relacionada com a escolha dos melhores acessórios para os seus projetos fale com os nossos especialistas. Explore todos os componentes e acessórios para as máquinas de pintura airless da Boutique das Tintas e otimize os seus projetos!


Ver Acessórios para Máquinas de Pintura Airless

Artigos Relacionados