Acessórios de pintura essenciais: Saiba como escolher os melhores para cada projeto

A seleção dos acessórios de pintura deve ser umas das principais preocupações, antes de começar a pintar. Em cada etapa de um trabalho de pintura deve selecionar os produtos e acessórios certos para garantir resultados incríveis enquanto poupa tempo e dinheiro.

Acessórios de Pintura: Saiba o que precisa em cada etapa

  • Etapa 1 - Escolha dos materiais

Depois de uma primeira avaliação, faça a escolha dos acessórios de pintura mais apropriados de acordo com o tipo de superfície a pintar, o estado em que esta se encontra e as suas dimensões.  Por exemplo, deve ter em conta se o espaço é exterior ou interior, qual o tipo de superfície e se é novo ou exige uma recuperação. 

Assim, se precisa revestir paredes e tetos ou pintar madeira, escolha os acessórios de pintura mais adequados, tais como: espátulas, rolos e trinchas adequados a cada superfície.

  • Etapa 2 - Preparação das superfícies

Existem acessórios de pintura específicos para preparar superfícies, deixando-as lisas e impecáveis, de modo a promover a adesão da tinta. Lixas, espátulas e escovas de aço são os mais usados nesta fase dos trabalhos de pintura. 

A lixa e a espátula servem para lixar e alisar e com a escova de aço limpa as superfícies a pintar. Todos ajudam a alisar e a remover irregularidades ou revestimentos antigos das superfícies antes de pintar. 

A espátula em inox é um acessório essencial para preparar superfícies.
 

Esta etapa de preparação é determinante para conseguir obter um trabalho sem falhas e acabamentos de nível profissional. 

  • Etapa 3  - Pintura 

Chegou a hora da pintura! Nesta fase o rolo é um dos acessórios de pintura essenciais qualquer projeto de bricolage. Os rolos de pintura, por exemplo, podem ser usados para aplicações muito diversas:

  • Rolo alta resistência: Mais durável, específico para superfícies ásperas e irregulares; 
  • Rolo microfibra seda: Para obter um acabamento mais fino;
  • Rolo mini recortador: Para pintar cantos e esquinas sem precisar de fita de pintor;
  • Rolo para pintar madeira com verniz: Ideal para aplicar vernizes.

O rolo antigota evita salpicos durante os seus trabalhos de pintura 

  • Etapa 4 - Limpeza 

Prolongue a vida dos seus acessórios de pintura e lave-os no final de cada utilização, usando produtos de limpeza apropriados.

Todos os acessórios que contactaram com tintas ou outros revestimentos e produtos aplicados, devem ser lavados de imediato assim que terminar o trabalho. Desta maneira, vão estar limpos e impecáveis da próxima vez que precisar deles. 


7 Acessórios de Pintura essenciais para um resultado perfeito

1 - EPIs

Escolher os melhores EPIs e acessórios de pintura é essencial para garantir a sua higiene e segurança. Porém, estes equipamentos vão também garantir que as superfícies revestidas fiquem livres de fibras, pelos e outros detritos trazidos pelo pintor. Isto é particularmente importante em trabalhos com vernizes.

2 - Fita de pintura

Um dos acessórios de pintura mais importantes é a fita de pintura, também designada “fita de pintor”. É com esta prática fita autocolante que consegue criar linhas retas e proteger as áreas que quer manter limpas enquanto pinta.

 

A fita de pintura garante um acabamento mais preciso

A fita de pintura deve ser usada para proteger caixilhos de janelas, portas, tomadas e interruptores, por exemplo.  

3 - Lixas

Durante a aplicação de tintas, vernizes ou outros revestimentos, as lixas são acessórios de pintura muito importantes. Lixe as superfícies que pretende revestir, usando uma lixa de grão fino, para as deixar uniformes, eliminar irregularidades e promover uma melhor adesão dos produtos.

4 - Espátula

A espátula é usada durante a fase de preparação, para aplicar pasta ou massa na correção de fissuras, ou irregularidades. Durante a pintura, pode servir também para aplicar revestimentos mais espessos, como argamassa. Escolha a espátula com base no tamanho e na ergonomia do cabo.  

5 - Rolos de pintura

Se pretende pintar tetos, paredes ou outras áreas de grandes dimensões, o rolo de pintura ajuda a concluir a tarefa de forma mais rápida. Para chegar a zonas mais altas, use um extensor para facilitar o trabalho. 

Adeque cada rolo a cada trabalho. Por exemplo, para superfícies mais rugosas prefira rolos de alta resistência, com maior poder de absorção. Para paredes lisas opte pelo rolo microfibra seda.

6 - Trinchas e pincéis

Em trabalhos mais delicados, ou quando a área a pintar é reduzida, use acessórios de pintura como trinchas e pincéis.. Perfeitos  para pintar detalhes e recantos mais difíceis de alcançar.

7 - Tabuleiro plástico de pintura

Para preservar a qualidade da tinta e conseguir bons acabamentos durante o trabalho, o tabuleiro plástico de pintura é um dos acessórios mais importantes. Coloque no tabuleiro pequenas porções de tinta à medida que reveste a superfície, evitando que a tinta seque.

Para além de tornar a tarefa mais fácil, porque é fácil de transportar, este acessório de pintura mantém a tinta nas melhores condições ao longo de todo o projeto.


Encontre todos os acessórios de pintura na Boutique das Tintas 

Na Boutique das Tintas, temos uma grande diversidade de acessórios de pintura para os seus trabalhos. Aqui pode escolher entre as melhores marcas para alcançar resultados profissionais.

Se precisa de esclarecer dúvidas sobre como selecionar os melhores acessórios de pintura para o seu próximo projeto, explore a nossa gama e contacte os nossos especialistas.

Explorar a gama de acessórios de pintura Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon