Está a pensar pintar a sala? Descubra as tendências de cores para 2024

Dar uma nova vida aos espaços pode ser a solução que procura para mudar um pouco o ambiente da sua casa. Já pensou começar por pintar a sala?

Se está a pensar transformar a sua sala, saiba que escolher as cores certas pode fazer toda a diferença, já que influencia o ambiente e reflete a personalidade do espaço.

Por isso, reunimos neste artigo as maiores tendências de cores para 2024, para que escolha a melhor tinta para pintar a sala e torná-la um reflexo da sua individualidade.

Por que pintar a sala?

Pintar a sala é uma oportunidade para reinventar e personalizar este espaço de convívio. As cores têm o poder de influenciar o humor, o ambiente e, até mesmo, a perceção do espaço. Ao escolher as cores certas para pintar a sala, vai conseguir criar o ambiente que mais combina consigo e com a sua família. 

casal com acessórios de pintura a pintar uma parede

Apresentamos-lhe 7 boas razões para pintar a sala.

Expressão pessoal

A pintura da sala permite-nos criar um espaço que reflete quem somos, a nossa personalidade, gostos e preferências.

Estado de espírito

Sabia que as cores têm o poder de influenciar o nosso estado de espírito? Os tons mais suaves podem criar uma sensação de calma, enquanto as cores mais intensas podem trazer um toque de energia e vitalidade aos espaços.

Transformação do espaço

Se gostava de transformar um espaço sem grandes obras de renovação, pintar a sala é uma das melhores soluções.

Aumento da produtividade

Se, no seu caso, o seu escritório é na sala, então deve saber que a escolha da cor pode influenciar a sua produtividade. O azul e o verde, por exemplo, estão relacionados a maiores níveis de concentração. Já os tons mais neutros proporcionam uma sensação de equilíbrio. 

Criação de destaques

Ao pintar uma parede de destaque ou a usar cores que contrastem em pequenos detalhes da decoração, consegue criar pontos focais interessantes.

Adaptação a diferentes estilos de vida

Com o tempo, é natural que a dinâmica e as necessidades da sua família mudem. Por isso, pintar a sala é uma forma de adaptar o ambiente às circunstâncias. 

Renovação acessível

Se comparar com outros projetos de renovação, a pintura da sala é uma forma simples, rápida e acessível de atualizar a decoração. Mesmo uma pequena mudança de cor pode fazer uma grande diferença na decoração do seu ambiente.

mulher a pintar uma parede de cinzento e exemplo de tintas para pintar paredes interiores

Quais as tendências de cores para 2024?

Decidiu pôr mãos à obra, renovar e pintar a sala? Se é este o caso, vamos apresentar-lhe as 5 cores que estão na moda este ano para pintar o seu espaço.

sala com sofa e planta e parede pintada de verde selvagem

1. Verde selvagem

O verde é sempre uma escolha popular, mas em 2024 está no topo das tendências. Um tom ousado, mas que traz à sua sala uma sensação de frescor e vitalidade.

decoração de sala com parede pintada em azul sereno

2. Azul sereno

Uma tonalidade que transmite tranquilidade e calma, perfeita se pretende criar um ambiente mais relaxante. Pode optar por pintar uma parede de destaque para incluir esta tendência na sua sala, ao mesmo tempo que mantém um ambiente de sofisticação.

parede de sala pintada em tons laranja e decoração com sofá e candeeiro

3. Tons terrosos

Estas cores quentes e aconchegantes oferecem uma atmosfera convidativa e são uma das maiores tendências para 2024.

decoração com mesa e cadeiras e parede em tons de rosa velho

4. Rosa velho

Uma escolha elegante e suave que adiciona um pouco de romance a qualquer ambiente. Combinada com tons neutros, esta cor torna o ambiente equilibrado e moderno.

sala decorada com mesa, cadeiras, sofás e candeeiros e parede pintada em cinza urbano

5. Cinza urbano

O cinza é uma escolha intemporal, mas ganha ainda mais destaque ao longo deste ano. Um tom moderno e versátil, que combina com todos os estilos de decoração.

mulher a escolher cor de tinta com diferentes paletas de cores na mão

Como pintar e decorar a sala de forma acertada?

Pintar e decorar a sala é uma opção que lhe permite conseguir um ambiente renovado, acolhedor e que reflete a sua personalidade. 

E, se quer saber como fazê-lo da melhor forma, nós damos uma ajuda. Veja estes conselhos.

  • Amostras de cores: antes de decidir que cor vai usar, experimente amostras de várias cores em pequenas áreas da parede. Veja como a luz natural e artificial afetam a sua tonalidade;
  • Paredes de destaque: pondere pintar uma parede de destaque para adicionar profundidade e tornar a sua sala mais atrativa. Escolha uma cor tendência para dar um toque de modernidade ao espaço;
  • Equilíbrio com cores neutras: se pintar as paredes em cores mais ousadas, escolha móveis e acessórios com cores neutras para equilibrar o espaço;
  • Acessórios intemporais: ao escolher móveis e acessórios intemporais, pode, no futuro, voltar a mudar o aspeto da sua sala sem necessidade de grandes renovações;
  • Iluminação adequada: a iluminação é um fator importante a considerar quando pintar a sala. As diferentes fontes de luz podem influenciar as cores, por isso, convém testar a tinta que vai usar em diferentes condições de iluminação.

sala com cadeirão, uma manta a decorar, candeeiros e prateleira decorativa

Procura a melhor tinta para pintar a sala?

Desde os tons mais vibrantes e ousados, aos tons mais suaves e relaxantes, as tendências deste ano têm cores para todos os gostos. 

Siga as tendências, mas, acima de tudo, confie no seu instinto e, claro, no seu gosto pessoal. Mais do que um espaço que esteja na moda, é importante que lhe transmita a sensação de bem-estar que deseja.

Conte com a Boutique das Tintas para encontrar tudo o que precisa para pintar a sala. E, se precisa de ajuda com esta tarefa, os nossos especialistas estão disponíveis para ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu projeto.


Artigos Relacionados

whatsApp Icon