A Tendência Decorativa Vintage veio para ficar: 4 Ideias para a usar em sua casa

A tendência decorativa vintage recorre a elementos do passado para criar um ambiente aconchegante e nostálgico. Decorar as diferentes divisões da casa com um estilo vintage está muito em voga e pode ser feito de forma simples.

Tendência Decorativa Vintage

Atualmente, este estilo não se limita a usar tecidos antigos e peças de mobiliário de outros tempos na decoração. O segredo para seguir esta tendência e obter espaços elegantes é saber equilibrar e conjugar elementos modernos e antigos. 

Neste artigo, vai ficar a saber um pouco mais sobre o estilo vintage e descobrir 4 ideias simples para o poder incorporar na decoração da sua casa.

 

Em que consiste a Tendência Decorativa Vintage?

Decorar a sua casa de acordo com o estilo vintage implica usar alguns elementos característicos de tempos passados. O segredo deste tipo de decoração reside no equilíbrio, caso contrário o resultado pode ser um espaço de aparência antiquada. Para o evitar, opte por incluir apenas algumas peças desse tipo.

Assim, seguir a tendência decorativa vintage na sua casa pode significar simplesmente incorporar um acessório de destaque de outros tempos. Um móvel antigo recuperado, um papel de parede floral ou almofadas de inspiração romântica podem ser suficientes para conseguir esse efeito. 

O estilo vintage convida a trazer para os espaços modernos dos nossos dias alguns detalhes que nos remetam para outras décadas. Uma boa aposta é renovar móveis antigos de forma a que complementem a sua decoração de modo harmonioso.

 

4 Ideias para aplicar a Decoração Vintage em sua casa

Decorar a casa seguindo os princípios do estilo vintage é mais fácil do que se possa pensar. Se já possui peças antigas, mas não sabe bem como as incorporar na sua decoração, deixamos algumas ideias para o fazer sem grandes dificuldades.

  • Exponha acessórios vintage na sua cozinha

A cozinha é uma das divisões que mais pode ser valorizada pelo estilo decorativo vintage. Estes espaços podem tornar-se mais charmosos e aconchegantes através da inclusão de pequenos detalhes.

acessórios vintage na sua cozinha

Uma forma simples de seguir esta tendência decorativa na sua cozinha é expor, em prateleiras, ou nos balcões, peças de inspiração vintage como:

  • Frascos, latas ou outros recipientes antigos;
  • Tachos ou panelas em cobre; 
  • Tabuleiros de linhas clássicas;
  • Jarros, bules e chávenas vintage;
  • Moinhos de café.

Estas bonitas peças, que existiam nas cozinhas dos nossos avós, podem hoje ser encontradas em feiras de velharias ou lojas de antiguidades.

  • Renove cadeiras antigas

Transformar cadeiras para as incorporar na decoração vintage é algo que pode ser feito facilmente, recuperando os estofos ou a estrutura dessas peças. Só precisa de ajustar as suas características ao espaço onde as pretende colocar.

cadeiras antigas
Para este projeto de bricolage ser bem-sucedido, só precisa de:
  • Reunir todos os acessórios e materiais necessários;
  • Corrigir eventuais imperfeições ou danos na estrutura das cadeiras;
  • Lixar e pintar as superfícies usando novas cores ou padrões. 
Depois de prontas, as cadeiras podem ser dispostas em qualquer divisão da casa para dar um toque especial e único à sua decoração.
  • Recupere móveis de linhas tradicionais

Um móvel antigo, como uma estante, um armário ou uma cómoda, podem ser elementos de destaque na decoração de estilo vintage. Para além de lixar e pintar a madeira para integrar estas peças de mobiliário nos seus espaços pode ainda:

  • Dar-lhes uma aparência rústica, desgastando a cor do revestimento em certos locais;
  • Trocar os apliques e puxadores de acordo com o seu gosto pessoal;
  • Aplicar técnicas de decalque nas superfícies para obter texturas originais. 
recuperar móveis

Um bonito móvel antigo, quando bem cuidado e recuperado, pode complementar a decoração de qualquer divisão da sua casa. O contraste entre o moderno e o antigo é a base do estilo decorativo vintage.

  • Dê uma nova aparência a molduras em ferro

Uma velha moldura em ferro forjado pode ser recuperada e usada como um bonito elemento decorativo de estilo vintage. 
Após a lixagem da peça, deve usar um produto apropriado para remover a ferrugem de metais. Depois, pode passar na sua moldura um revestimento protetor para metais e está pronta a ser aplicada na decoração da sua casa.

Dê uma nova aparência a molduras em ferro

Estas peças podem emoldurar quadros, fotografias, espelhos ou até serem deixadas vazias, para proporcionar um efeito ainda mais arrojado e original. Pode manter a sua cor original ou pintar estas molduras usando cores vivas e alegres para as destacar.

 

Boutique das Tintas: Tudo o que precisa para os seus projetos decorativos!

Na loja online da Boutique das Tintas vai encontrar todos os materiais, ferramentas e acessórios para os seus projetos de decoração e bricolage. Se gostaria de saber mais sobre estes temas, explore o nosso blog e inspire-se para renovar e decorar a sua casa.


Artigos Relacionados

whatsApp Icon