Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

Guia para escolher as melhores cores para pintar a sua casa de forma harmoniosa

Ao entrar num espaço, a paleta de cores envolvente pode ter um efeito direto no nosso estado de espírito e no nosso nível de energia. Desse modo, as cores, e respetivas tonalidades, que escolhemos para decorar e revestir as paredes da nossa casa são determinantes para o nosso bem-estar.

Neste artigo, vai encontrar um prático guia para que possa selecionar as cores mais adequadas para cada espaço e os melhores produtos para os seus projetos de decoração e pintura de interiores

Como escolher cores harmoniosas para pintar paredes?

Avançar para um projeto de pintura com base apenas nas suas cores preferidas pode não gerar os melhores resultados. Mesmo usando tons que considera agradáveis, lembre-se que o efeito da cor será amplificado ao revestir as paredes. 

Assim, o melhor é estudar e analisar previamente todas as opções para escolher as melhores cores para pintar a sua casa. 

  • Baseie as suas escolhas no círculo cromático

Para tomar uma decisão ponderada, o círculo cromático é um bom ponto de partida. Neste esquema de cores universal é mais simples visualizar as cores quentes e frias. Pode também identificar as cores primárias, secundárias e complementares. 

As cores primárias são o amarelo, o azul e o vermelho e as cores secundárias são as que resultam da mistura destas 3. Ou seja:
  • Laranja = Que se obtém pela mistura do amarelo com o vermelho;
  • Verde  = Que se obtém misturando amarelo com azul;
  • Roxo = Que se obtém através da mistura de azul com vermelho.
Se pretende criar contrastes na sua decoração, deve fazê-lo usando cores complementares, isto é, localizadas em lados opostos do círculo cromático. 
Por exemplo, se revestir uma parede num tom claro de azul pode usar elementos de decoração (como cadeiras, cortinas ou almofadas) em vermelho, ou vice-versa. Estes contrastes de cores complementares permitem criar espaços equilibrados em termos de cor.
  • Adapte as cores à função de cada espaço 

Uma boa escolha de cores, antes de avançar para a pintura das suas paredes interiores, ajuda a criar ambientes harmoniosos e evita a fadiga visual. É também essencial ajustar a intensidade da cor a cada área da casa. 
Para zonas de descanso, como quartos ou salas de leitura, opte por tonalidades mais claras e relaxantes como os azuis, tons de rosa ou de lavanda. Se procura energizar um ambiente, como uma sala de brincar ou um escritório, prefira tonalidades mais quentes e intensas como o laranja ou o amarelo, por exemplo.   
  • Tenha em consideração as restantes cores da divisão

Móveis, cortinas, pavimentos, portas e caixilhos de janelas têm as suas próprias tonalidades. Antes de tomar a decisão sobre a cor com que gostaria de revestir as suas paredes, avalie cada um destes elementos para que, no final, tudo se conjugue na sua decoração. 

Consulte o círculo cromático e diferentes paletas de tons para conseguir escolher as cores mais harmoniosas para decorar cada espaço da sua casa

  • Aplique técnicas e produtos de qualidade

Quando todas as decisões estiverem tomadas em relação às cores que irão revestir as suas paredes, para obter os melhores resultados, escolha com o mesmo cuidado os produtos e as ferramentas para pintar. 

A gama VinylMatt, da CIN, ou a VinylRep, da Robbialac, são tintas ideais para quem prefere um acabamento mate e acetinado. Lembre-se que, investir em materiais de boa qualidade permite alcançar acabamentos profissionais e duráveis nos seus revestimentos.

4 Dicas extra para escolher cores para pintar paredes

  1. Para criar a ilusão de ampliar um espaço pequeno, opte por cores claras nos revestimentos de paredes e tetos.
  2. Pinte com cores mais vivas e quentes sempre que pretenda iluminar e energizar um ambiente na sua casa.
  3. Espaços pintados em tons pastel ajudam a induzir calma e relaxamento.
  4. Para tornar os espaços mais aconchegantes, escolha cores mais escuras e quentes.

Boutique das Tintas: Os melhores materiais para as suas pinturas!

Na loja online da Boutique das Tintas temos uma ampla variedade de tintas, ferramentas e acessórios de pintura, das melhores marcas do mercado. Os nossos especialistas podem ajudar e aconselhar as melhores opções para as suas necessidades.

Selecione as cores mais harmoniosas para pintar as suas paredes e conte connosco para encontrar tudo o que precisa para os seus projetos de pintura e decoração.  

Encontre aqui tudo o que precisa para pintura de interiores


Artigos Relacionados

whatsApp Icon