Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

Tintas de Parede: 4 Dicas para escolher a cor ideal para pintar paredes interiores

Escolher as melhores tintas de parede é o ponto de partida para um projeto de decoração de interiores bem-sucedido. Quando muda a tonalidade de uma parede, todo o ambiente e energia do espaço são alterados. Por essa razão, selecione com cuidado as cores da decoração em cada divisão da casa.   

Por outro lado, existem vários tipos de tintas de parede e cada uma possui diferentes graus de brilho no acabamento (mate, acetinado ou brilhante). Assim, ao longo deste artigo, abordaremos os pontos a ter em conta (na cor e no acabamento) para escolher o revestimento ideal para cada espaço.  

A importância da cor na decoração de interiores

Existem diferentes formas de mudar a cor da sua decoração. Optar por um bonito papel de parede ou tinta para decorar um espaço, depende do seu grau de perícia e da durabilidade que procura. 

Aplicar papel de parede exige alguma técnica sempre que existam padrões, pois é necessário alinhá-los na perfeição. Este tipo de decoração dura menos tempo, sendo preciso remover o papel e a cola e lixar a parede para trocar este revestimento. 

Já a pintura, basta uma boa tinta de parede: é uma opção simples e durável. Com uma ou duas demãos, o resultado fica perfeito e o espaço renovado. Aplique uma tinta de parede de boa qualidade, como o Cinacryl Acetinado, da CIN, a pintura mantém-se por muitos anos.     


A tinta de parede Cinacryl da CIN seca com rapidez e é fácil de limpar


Em ambos os casos, mudar a cor é mudar a energia de um espaço. Com uma simples alteração na cor da decoração consegue dar uma nova vida aos ambientes da sua casa.  

4 Dicas para escolher a cor ideal em tintas de parede

É essencial dedicar algum tempo à escolha da combinação de cores e das melhores tintas de parede que vai usar na sua decoração. Só assim consegue um resultado estético agradável e garante que fica satisfeito com o aspeto final.   

1 - Pense na função da divisão que vai decorar 

Um dos pontos-chave quando escolhe a cor das tintas de parede a aplicar é a função do espaço. A intensidade dos tons escolhidos deve acompanhar o propósito de cada divisão da casa.

Por exemplo, um quarto requer tonalidades mais claras, de efeito calmante que ajudem a relaxar e a induzir o sono. Uma cor popular para a pintura de quartos é o lavanda, mas pode optar por outros tons suaves e luminosos, como um azul-céu ou um cinza-claro, por exemplo.  

Já no caso de um escritório ou sala de estudo, pode apostar em tons mais quentes e vibrantes, que estimulem a mente. Um amarelo mais vivo ou um laranja são boas opções para pintar e decorar as paredes do seu home office.

 2 - Combine a cor das tintas de parede com o resto da decoração

Existem duas possibilidades para decorar um espaço da casa: 

  • Ou o espaço é novo e representa uma autêntica “tela em branco” para decorar;
  • Ou trata-se de uma renovação e o espaço já possui alguns elementos decorativos. 

Em qualquer caso, a cor das suas tintas de parede deve complementar os tons dos restantes elementos. Quadros, móveis, portas e caixilhos das janelas têm as suas próprias cores e a decoração geral precisa de harmonizar estas tonalidades. 

Uma aposta simples é aplicar tinta de parede branca, como a Cinaqua da CIN, porque se adaptam a qualquer outra cor que use para decorar. Deste modo, tem mais liberdade para variar as cores das restantes peças de decoração. Se procura a melhor tinta branca para parede, esta é uma boa escolha.


A Cinaqua é uma tinta aquosa de acabamento mate de alta qualidade

3 - Harmonize a cor das tintas de parede com a iluminação

Antes de decidir sobre a cor das tintas de parede, faça estas perguntas:

  • Há muita luz natural a entrar pelas janelas ou predomina a iluminação artificial? 
  • De onde vêm os principais focos de luz: há candeeiros espalhados ou a iluminação vem apenas do teto?
  • Segundo as suas conclusões, adapte as tonalidades para tornar o espaço mais acolhedor ou mais luminoso. 

    • Se já tem muita luz, escolha uma cor mais fechada e uma tinta de parede de acabamento mate.   
    • Para aumentar a luminosidade do espaço pinte com cores mais vivas e opte por um acabamento acetinado.

    4 - Tenha em conta as dimensões do espaço 

    Outro dos efeitos da cor das tintas de parede é influenciar a nossa perceção da área. Isto quer dizer que uma cor mais escura faz com que uma divisão pareça mais pequena. Já os tons mais claros contribuem para os espaços parecerem maiores.  

    Ou seja, a decisão sobre as cores para paredes reflete-se também sobre a sensação de dimensão do espaço. 

    💡 Dica extra

    Um truque para criar a ilusão de uma sala mais alta e ampla é criar listas verticais com dois tons de tintas de parede. 

    Pintar com riscas verticais ajuda a que um espaço pareça mais alto e amplo 

    Fale com a Boutique das Tintas e encontre as melhores tintas de parede 

    Quer pintar e mudar a decoração de um espaço na sua casa? Então, conte com o apoio especializado da Boutique das Tintas! Na nossa loja online encontra todo o material de pintura e os melhores revestimentos para os seus projetos.

    Se precisa de aconselhamento sobre tintas, acessórios ou outros revestimentos pode contactar-nos através do n.º 915 408 806. Temos todo o gosto em fornecer os melhores materiais para alcançar a decoração perfeita das paredes da sua casa.

     

    Conhecer a gama de tintas de interior da Boutique das Tintas


    Artigos Relacionados

    whatsApp Icon