Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

Cuide melhor da sua embarcação com as nossas dicas de pintura de barcos

A pintura de barcos tem algumas características determinantes para o resultado final e que garantem a durabilidade dos revestimentos de cada embarcação.

O ambiente marítimo é dos mais agressivos para os materiais. A presença constante de humidade, o contacto com a água salgada e a exposição aos raios UV são os principais fatores que afetam a pintura dos barcos. 

Para proteger as superfícies da sua embarcação de modo apropriado e garantir que se mantenha operacional, há alguns cuidados fundamentais que deve ter. 

Neste artigo, dizemos-lhe como fazer uma pintura de barcos adequada para a proteção e durabilidade da embarcação. Siga as nossas dicas e sugestões e aproveite o bom tempo em alto mar! 

4 Etapas para uma pintura de barcos impecável 

1- Preparação das superfícies

A preparação das diferentes superfícies antes de dar início à pintura de barcos é crucial para um resultado durável e irrepreensível. Esta é a etapa principal para garantir que os revestimentos aderem da forma certa e mantêm-se em boas condições ao longo do tempo. 

Preparar as superfícies do barco antes de as pintar envolve diferentes etapas e ações:

✓ Reparar eventuais danos

Um bom acabamento na pintura de barcos prepara-se nesta fase. Deixe as superfícies perfeitas para pintar, corrija todos os danos que encontre na fibra de vidro ou na madeira do barco, tais como mossas e fissuras. 

Para esse fim, use Hempel´s Epoxy Filler 35250, um betume epóxi para enchimento e alisamento de superfícies rígidas, como metal ou madeira. Para as madeiras do interior do barco, o Polyprep Betume Para Madeira da CIN é uma boa opção.


✓ Lixar as superfícies  

Lixar as superfícies antes de começar a pintura de barcos garante a remoção de antigos revestimentos, como tinta ou verniz náutico, e de possíveis sinais de ferrugem. Além disso, vai deixar a superfície alisada e promover uma melhor adesão da tinta.

Nesta fase, deve usar lixas de grão médio a fino, próprias para a superfície que vai lixar (madeira, metal ou fibra de vidro).


✓ Limpar antes de pintar

Por fim, faça uma limpeza! Use um pano humedecido e um pouco de detergente para completar o processo de preparação antes de pintar. Com este passo, pretende-se eliminar poeiras, detritos e gorduras que prejudiquem a pintura do barco. 

Quando as superfícies estão bem limpas e desengorduradas, a aderência dos revestimentos fica facilitada e o acabamento terá uma qualidade superior.  

2- Escolha das tintas e acessórios para a pintura da embarcação 

A escolha dos revestimentos deve ser feita conforme o tipo de superfície e a sua localização no barco (se fica no interior da embarcação ou no exterior, exposta aos elementos). 

Deve escolher os produtos verificando a sua durabilidade, resistência à água salgada e à radiação UV. Nesta fase, pode também decidir quanto à cor e brilho pretendidos em cada trabalho. Consulte as indicações na embalagem ou pesquise por estes dados na ficha técnica de cada produto. 

Após selecionar o produto a aplicar, é altura de escolher o acessório mais adequado para o aplicar, cumprindo as instruções do fabricante. Os equipamentos mais comuns para esse efeito são: pistolas de pintura, rolos e pincéis.

Na Boutique das Tintas, para além de acessórios de pintura, encontra também diversas opções de revestimentos para os seus trabalhos de pintura de barcos, incluindo vernizes, primários, esmaltes, tinta náutica para madeira e tintas de poliuretano. 

3 - Aplicação correta da tinta

Para garantir um acabamento uniforme e durável nos seus trabalhos de pintura de barcos, há alguns cuidados a ter:

  • Prepare sempre as superfícies antes de aplicar qualquer revestimento;
  • Recorra aos acessórios corretos na aplicação de cada produto;
  • Siga as instruções de preparação de cada produto antes de o aplicar;
  • Aplique camadas uniformes de cada revestimento;
  • Respeite os tempos de secagem entre demãos.

4 - Cuidados e manutenção após a pintura

A melhor maneira de garantir a durabilidade da pintura do barco é seguir as dicas que aqui mencionámos. Quando as superfícies são bem preparadas e a pintura é feita de forma correta, a sua durabilidade é prolongada. No final, pode aplicar um verniz naval como camada extra de proteção. 

Além disso, mantenha o barco limpo e seco, fazendo limpezas regulares para eliminar detritos que danifiquem a pintura. 

Outro fator que preserva a pintura dos barcos é o armazenamento da embarcação. Opte por um local coberto e seco sempre que possível. Nos casos em que o barco fique ao ar livre, use uma capa protetora para o resguardar dos elementos.


Encontre os melhores produtos para o seu barco na Boutique das Tintas

Está a ponderar fazer um trabalho de pintura de barcos? Na loja online da Boutique das Tintas encontra tudo o que precisa para cuidar da sua embarcação da melhor maneira. 

Prefira sempre produtos de qualidade, desenvolvidos para resistir aos rigores do mar. Explore a nossa gama de produtos náuticos e esclareça qualquer dúvida com os nossos especialistas. 

 

Explore a linha náutica da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon