Investir num aspirador profissional de qualidade: Que diferença pode fazer nos seus projetos?

Investir num aspirador profissional é uma boa solução para melhorar os processos de limpeza no local de trabalho, otimizar tarefas e proteger a saúde dos trabalhadores. Para além de aumentar os níveis de higiene e segurança no trabalho, este equipamento traz muitas outras vantagens.

Ao longo deste artigo, vamos dar-lhe a conhecer as principais vantagens de investir num aspirador profissional adequado. Listamos também as características mais importantes que deve avaliar para escolher o melhor equipamento para os seus trabalhos.

3 Benefícios de investir num aspirador profissional

O aspirador profissional é um excelente aliado para projetos de bricolage ou para obras de construção ou de renovação. Sempre que existir a formação de poeiras ou fibras circulantes (como quando se lida com amianto, por exemplo), a ação de um bom aspirador é imprescindível e apresenta vantagens a vários níveis.

1- Aumento da segurança no local de trabalho 

Um dos grandes perigos que põem em risco a segurança dos colaboradores no local de trabalho é a acumulação de poeiras combustíveis. Estas têm origem em diversos materiais como: madeira, cortiça, carvão, farinhas ou tintas em pó, entre muitos outros. 

Quando estas poeiras se acumulam nos espaços formam a chamada “atmosfera explosiva”, que pode causar acidentes graves, como explosões e incêndios. Aspirar os espaços de trabalho com frequência é a melhor maneira de minimizar os riscos de incêndio causados por partículas inflamáveis.

2- Prevenção de alergias e outros problemas respiratórios 

trabalhador a usar um aspirador profissionalAo eliminar o pó e outras partículas em suspensão usando um aspirador profissional, reduzem-se os níveis de poeira e de partículas nocivas no ambiente de trabalho. O resultado é uma significativa melhoria da qualidade do ar, que previne alergias e doenças respiratórias. 

Sempre que lidar com poeiras combustíveis ou partículas cancerígenas (como é o caso do amianto) usar um aspirador profissional é fundamental para garantir a higiene e segurança de todos. Um cuidado adicional é usar uma máscara respiratória apropriada e todos os outros EPIs.

3- Limpeza mais eficaz da área de trabalho 

aspirador profissional a limpar após obrasAo usar um aspirador profissional consegue uma eliminação rápida e eficiente dos resíduos. Isto significa que gasta menos tempo nas etapas de limpeza, podendo dedicar-se mais às tarefas principais de cada projeto.

Pode complementar o aspirador profissional com acessórios como o pincel de aspiração Festool, para chegar a todos os recantos. Desta forma, usar este equipamento aumenta a produtividade das equipas de trabalho, ao conseguir concluir mais depressa os trabalhos de limpeza. 

Principais características a avaliar na escolha de um aspirador profissional

o que deve saber antes de escolher um aspirador profissionalExistem 2 tipos de aspiradores profissionais: os que aspiram apenas pó seco e os aspiradores profissionais que também podem aspirar líquidos. Em qualquer caso, há alguns pontos a ter em conta para fazer a melhor escolha para cada situação:

  • Potência de sucção

Quanto mais potente for o motor do equipamento, mais eficiente será a aspiração, pois requer menos passagens para remover as poeiras. Esta é uma característica que pode adaptar às exigências dos seus projetos.

  • Nível de ruído

Nos trabalhos em espaços residenciais (como uma obra de renovação, por exemplo) a legislação sobre o ruído é mais exigente. O nível de ruído do aspirador profissional é um importante fator a ter em conta quando escolher o melhor aparelho para os seus projetos. 

  • Capacidade de armazenamento dos detritos

O tamanho do tanque, ou depósito, do aspirador determina a frequência com que o terá de despejar. Para pequenas áreas, um aspirador profissional com um tanque menor é suficiente. Para espaços muito amplos, aposte num aparelho com depósito de dimensão superior.  

  • Tamanho e mobilidade

Para escolher o aparelho mais adequado para as suas necessidades deve avaliar o respetivo tamanho e a facilidade de transporte. 

Os aspiradores profissionais móveis podem ter de se deslocar várias vezes durante cada dia de trabalho. Para essa situação, opte por um equipamento ergonómico, resistente e com rodas que sejam fáceis de mover. 

  • Acessórios disponíveis

Um equipamento de aspiração profissional de qualidade, como os aspiradores profissionais da marca Festool, possui diversos acessórios para ir ao encontro das mais variadas exigências.

Por exemplo, ao usar uma serra de bancada, o pó forma-se em 2 pontos distintos: na ferramenta e na cobertura de aspiração. Para esta situação, existe o acessório Festool kit de aspiração

Este kit combina duas unidades de tubos flexíveis (os braços de aspiração Festool) unidas por um adaptador para aspiração, permitindo aspirar o pó em duas fontes diferentes.

Explore a nossa oferta em aspiradores profissionais na loja online da Boutique das Tintas

Se está à procura dos melhores aspiradores profissionais para os seus projetos, fale com os especialistas da Boutique das Tintas. Ajudamos a esclarecer qualquer dúvida para que selecione um equipamento versátil e capaz de corresponder às suas exigências.

Visite a nossa loja online e consulte todos os aspiradores profissionais e os respetivos acessórios que temos para si na Boutique das Tintas.

<p> </p>
<p><span><a class="cta cta-primario" href="https://boutiquedastintas.pt/collections/maquinas-e-ferramentas/maquinas-de-pintura" target="_blank" title="Conhecer a gama de aspiradores profissionais da Boutique das Tintas" rel="noopener noreferrer">Conhecer a gama de aspiradores profissionais da Boutique das Tintas</a></span></p>


Artigos Relacionados

whatsApp Icon