Pavimentos de madeira: 7 Dicas de cuidado para os manter sempre bonitos

A madeira confere aos espaços um aspeto confortável e acolhedor quando aplicada no chão de uma casa. Instalar pavimentos de madeira é uma solução muito procurada, tanto em áreas interiores como exteriores. 

Neste artigo, partilhamos alguns truques e dicas profissionais para prolongar a vida de um pavimento de madeira. Dizemos-lhe como proteger este tipo de piso e como o deve limpar e cuidar para que se mantenha impecável ao longo de muitos anos.

casa moderna com pavimento de madeira

7 Truques e dicas para proteger e cuidar dos seus pavimentos de madeira

Resistentes e duráveis, os pavimentos de madeira podem manter-se impecáveis durante décadas. Existem alguns cuidados simples que vão maximizar a beleza deste tipo de piso ao longo do tempo. 

Pintar um chão de madeira, ou aplicar um verniz próprio para pavimento de madeira, é uma das maneiras de adicionar uma camada extra de proteção contra danos e riscos. Mas há muito mais a fazer se quer manter esta superfície como nova por muito tempo. 

1. Proteja o pavimento de agressões ambientais 

O sol, a humidade e os fungos, ou bolores, são alguns dos fatores que podem agredir um pavimento em madeira. Em casos extremos, estes elementos podem mesmo danificar a estrutura interna da madeira. 

Para prevenir o surgimento de manchas e descoloração nos soalhos em madeira, mantenha-os resguardados do sol direto. Use tapetes ou cortinas para evitar a incidência prolongada do sol sobre o piso. 

Para prevenir estragos provocados pela humidade ou fungos, a madeira deve ser sujeita a um tratamento apropriado e depois revestida com tintas ou vernizes próprios para pavimentos de madeira.

2. Previna riscos nos seus pavimentos de madeira

Os danos e riscos num pavimento de madeira podem ser causados pelo seu uso quotidiano. Caminhar com detritos no calçado ou um simples arrastar de cadeiras pode abrir pequenos rasgos nos soalhos. 

Assim, para proteger um pavimento de madeira deve começar por usar acessórios na base dos móveis, para evitar riscos. Os protetores de feltro para móveis reduzem o ruído de arrastar cadeiras e evitam a formação de riscos no chão. 

Colocar um bom tapete na entrada é também útil para limpar as solas do calçado e prevenir danos no piso.

3. Aspire com regularidade os pisos de madeira

Para evitar o aparecimento de riscos num chão em madeira, é essencial mantê-lo livre de areias e detritos. Para os remover, use um aspirador em vez de vassouras ou mopas. 

Aspirar com frequência o pavimento de madeira elimina qualquer elemento que o possa riscar ou danificar. Este cuidado ajuda a manter estas superfícies em bom estado e facilita a sua lavagem. 

4. Seque os derrames acidentais de imediato

Em qualquer casa os acidentes podem acontecer. Entornar refrigerantes, café, azeite ou vinho num pavimento em madeira deixará nódoas se não for limpo de imediato. 

Por isso, assim que aconteça algum derrame deste tipo, limpe o local. Absorva o líquido e passe um pano húmido para remover a substância na totalidade antes que entranhe na madeira e forme manchas.

pessoa a limpar o chao de madeira5. Limpe com produtos adequados para madeiras

A utilização de produtos de limpeza específicos prolonga a vida dos pavimentos de madeira. Use sempre detergentes suaves, aptos para madeiras, e um pano ou uma esfregona macia para lavar estas superfícies.

Evite lavar um pavimento de madeira com lixívia ou qualquer produto abrasivo que resseque as fibras deste material e remova o seu brilho natural. 

6. Faça uma manutenção adequada dos pavimentos de madeira

Pelo menos uma vez por ano deve analisar o estado dos seus pisos de madeira. É importante fazer esta avaliação para verificar se precisam de alguma reparação ou cuidado extra. 

Caso identifique mossas, sulcos, riscos ou outras deformações, deve lixar o local afetado. Depois, pode aplicar betume para madeiras no pavimento para corrigir os danos. 

Uma vez a cada 3 ou 5 anos, pode renovar os revestimentos do piso, para alisar a textura e realçar o brilho da madeira. Comece por aplicar um decapante específico. Depois, aplique uma nova camada de revestimento. Pode usar velatura, cera, tinta ou verniz para madeiras. 

7. Hidrate as fibras da madeira

Manter as fibras hidratadas é outro dos cuidados que vão aumentar a durabilidade dos seus soalhos em madeira. Nas madeiras de exterior deve aplicar óleo de teca com regularidade para as manter com uma cor bonita e um brilho sedoso.

Nas áreas interiores, na limpeza dos pavimentos de madeira, use detergentes enriquecidos com óleos essenciais ou outros agentes hidratantes. Para evitar danificar as fibras nunca aplique lixívia nem produtos que contenham Cloro na sua composição.

proteger a madeira truques de manutenção

Cuide dos soalhos em madeira como um profissional com a Boutique das Tintas

Tanto nas divisões internas da casa, como nos espaços ao ar livre, um pavimento de madeira dá sempre um toque especial e requintado à decoração. A sua beleza e a temperatura confortável que oferece tornam esta opção de piso muito popular. 

Para manter os seus pavimentos em madeira em bom estado é essencial usar produtos e acessórios de boa qualidade. Na Boutique das Tintas, somos especialistas em cuidar das madeiras. Se procura as melhores soluções para os seus soalhos, visite o nosso website e consulte-nos para esclarecer qualquer dúvida.

Conhecer a gama para pavimentos da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon