Máquinas de bricolage: As 5 melhores ferramentas elétricas para pequenos projetos

Escolher um kit completo de máquinas de bricolage para ter em casa é essencial para fazer reparações ou pequenos projetos criativos. Para além de diminuírem o esforço e o tempo necessário para completar pequenas tarefas, as máquinas de bricolage garantem um resultado mais profissional, durável e seguro. 

Neste artigo, listamos 5 máquinas de bricolage essenciais para o seu kit de ferramentas domésticas e dizemos-lhe como as escolher. No final, damos-lhe 3 ideias de projetos de bricolage para iniciantes.

mulher a fazer peojeto de bricolage

5 Máquinas de bricolage essenciais para a sua coleção de ferramentas

Montar móveis ou pendurar molduras, espelhos e quadros nas paredes são algumas das atividades que pode otimizar usando as máquinas de bricolage apropriadas. Estas são 5 máquinas de bricolage fundamentais para pequenos trabalhos ou reparações. 

1 - Berbequim

pai e filho com berbequimUma das mais importantes máquinas de bricolage para ter em casa é um berbequim. Se quer garantir que as suas molduras, quadros e espelhos ficam bem fixos e seguros nas paredes, o berbequim é uma ferramenta indispensável.

Este dispositivo pode funcionar a bateria ou ligado à rede elétrica. Pode usá-lo para furar paredes ou abrir orifícios em vários materiais, como metal, cerâmica e madeira. De acordo com o material e a dimensão do furo que pretende fazer, deve escolher a broca adequada.    

2 - Aparafusadora

trabalhador a usar aparafusadora A aparafusadora é uma máquina de bricolage portátil que deve fazer parte de qualquer kit de ferramentas. Perder tempo a apertar parafusos com chaves manuais gera fadiga e pode mesmo originar lesões nas mãos e nos pulsos.  

Esta máquina de bricolage é um aliado essencial para montar e desmontar móveis, por exemplo. Para além de poupar tempo, também poupa espaço na sua caixa de ferramentas. Isto porque, em vez de ter vários tipos de chaves para apertar parafusos de diferentes formatos, na aparafusadora basta acoplar a cabeça certa para cada parafuso.

 3 - Rebarbadora

trabalhador a usar rebarbadoraPara tarefas como cortar, polir ou desbastar materiais muito duros, como pedra, metal e betão, a rebarbadora é a máquina de bricolage ideal. Estas ferramentas elétricas permitem obter resultados de qualidade profissional nos seus projetos de bricolage. 

 4 - Serras

trabalhador a usar uma serraDependendo das suas necessidades de corte e dos materiais com que vai trabalhar, as serras são ferramentas muito úteis em projetos de bricolage

Pode optar por serras manuais, como a serra de rodear ou o serrotes para as tarefas mais simples. Para trabalhos mais exigentes, as serras elétricas e as serras de bancada são uma boa alternativa. 

 5 - Polidora

trabalhador a usar uma polidora em madeiraA polidora, ou máquina de polir, é uma máquina de bricolage elétrica muito útil para lixar e polir, que confere um acabamento profissional a diferentes materiais. 

Pode usar a polidora elétrica para diferentes funções, como limpar e uniformizar superfícies, eliminar riscos e restos de tinta ou verniz, ou para polir metais, por exemplo.  

Como escolher as melhores máquinas de bricolage elétricas para iniciantes

Antes de comprar as suas ferramentas para bricolage, há alguns critérios que deve considerar para otimizar o seu investimento:

  • Qualidade e durabilidade

Prefira equipamentos de qualidade quando comprar máquinas de bricolage e ferramentas. Procure marcas conceituadas e equipamentos resistentes, para poder usufruir deles por muito tempo.  

  • Versatilidade

Faça um bom investimento optando por ferramentas capazes de executar diferentes funções. Por exemplo, existem berbequins que, para além de furar, permitem aparafusar, cortar e desbastar superfícies.    

Quanto mais versátil for uma máquina de bricolage, maior será o número de aplicações que lhe pode dar, o que se traduz num bom negócio. 

  • Relação custo-benefício

Outro dos pontos a ter em conta nesta escolha é o valor da ferramenta em relação ao uso que lhe vai dar. Invista em máquinas de bricolage que preveja usar com frequência ou que sejam aptas para várias tarefas.

3 Inspirações de projetos de bricolage para iniciantes

Usar as suas máquinas de bricolage para pequenos projetos é uma excelente forma de passar tempo em família. Deixamos-lhe 3 sugestões simples de executar e que vão surpreender pelos resultados.

1 - Renove um móvel antigo

senhor a renovar um móvel antigoPor vezes, basta lixar e dar uma nova cor a um móvel antigo para o transformar numa peça moderna e cheia de estilo. Este tipo de projeto de bricolage é uma maneira simples de decorar a casa com peças vintage originais. 

 2 - Construa uma floreira em madeira

floreira em madeiraSe tem uma varanda, um terraço ou um jardim dê-lhe um toque personalizado com uma floreira de madeira feita por si! A construção destas estruturas é um processo simples e pode dar-lhes o formato, a cor e o acabamento que mais goste.

3 - Faça uma casinha de bonecas

criança a pintar uma casinha de bonecas em madeiraOferecer aos seus filhos um brinquedo feito à mão tem um significado muito especial. Comece por desenhar um projeto da casinha de bonecas que quer construir. Depois, desenhe e corte as diferentes peças para a estrutura. No final, só tem de as unir e pintar.

Está à procura das máquinas de bricolage ideais para os seus projetos? Na Boutique das Tintas encontra uma gama de máquinas de bricolage e respetivos acessórios para que nunca lhe falte material. Dê corpo às suas ideias com as máquinas e ferramentas da Boutique das Tintas!

Explorar a gama de Máquinas de Bricolage da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon