Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

Tinta para impermeabilização de superfícies: tinta hidrofugante ou tinta impermeabilizante, qual a melhor?

A tinta para impermeabilização é um revestimento usado para tornar uma superfície impermeável. Pode ser aplicada sobre madeiras ou na construção civil, em tetos, paredes e pavimentos. Como cria uma barreira protetora, impede a infiltração da humidade. 

No entanto, existem diferentes variedades de tinta para impermeabilização, pelo que, saber escolher a melhor é determinante para o resultado pretendido. 

Descubra, neste artigo, o que distingue tintas hidrofugantes e tintas impermeabilizantes para que possa selecionar a melhor tinta para impermeabilização para o seu projeto.

Tinta para impermeabilização: O que distingue tintas hidrofugantes e tintas impermeabilizantes

Aplicar tinta para impermeabilização vai garantir que as superfícies se mantenham em perfeitas condições durante mais tempo. Como evitam infiltrações, estes produtos podem ser usados em paredes, fachadas de edifícios ou espaços sujeitos a níveis elevados de humidade, como cozinhas, WCs, balneários e lavandarias, por exemplo.

Existem dois tipos de tinta para impermeabilização, a tinta impermeabilizante e a tinta hidrofugante com diferentes funções e características.

  • Tintas hidrofugantes

A tinta hidrofugante repele a água das superfícies, mantendo-as secas e impedindo infiltrações. Para garantir que cumpre o seu propósito de proteção deve garantir que esta tinta é a última camada aplicada na superfície. Esta solução é ideal para fachadas, terraços e coberturas. 

  • Tintas impermeabilizantes

As tintas impermeabilizantes também impedem a penetração da água, mas sem a repelir na totalidade. Ou seja, com esta tinta, a água pode permanecer nas superfícies, mas sem se infiltrar. Este revestimento previne manchas, fungos e algas. Esta tinta pode usar-se em fachadas, paredes exteriores ou interiores e coberturas. 

Quais as principais aplicações das tintas hidrofugantes e impermeabilizantes

Se precisa de aplicar tinta numa superfície exterior, como fachadas e coberturas, em que é necessário repelir a água na totalidade, a tinta hidrofugante é a solução.

Esta tinta também é aconselhada para pavimentos que estejam expostos aos elementos ou em contacto permanente com água. Por exemplo, para aplicar em varandas, terraços, rebordos de piscinas ou em casas de banho, a tinta hidrofugante é uma boa opção. 

A tinta hidrofugante permite repelir a água das superfícies

Se procura uma tinta para impermeabilização que proteja as paredes externas da sua casa, a tinta impermeabilizante para fachadas pode ser suficiente. Mas este tipo de revestimento pode ser usado também em espaços interiores. 

Aplique tinta impermeabilizante para proteger paredes e tetos em divisões expostas à humidade. Balneários, lavandarias, cozinhas e casas de banho são bons exemplos para aplicar este tipo de tinta para impermeabilização.

  

A tinta impermeabilizante ajuda a manter as superfícies livres de infiltrações

4 Vantagens de usar uma boa tinta para impermeabilização 

Revista as superfícies com uma boa tinta para impermeabilização e garanta a durabilidade dos seus trabalhos. Destacamos 4 dos benefícios mais importantes na escolha da tinta de impermeabilização adequada.

  • Aumenta a durabilidade das superfícies

A ação da água das chuvas, da humidade atmosférica ou do simples vapor resultante dos banhos ou de cozinhar, afeta as superfícies. Assim, usar uma tinta para impermeabilização em qualquer espaço da casa mantém as superfícies em boas condições durante mais tempo.

  • Impede a infiltração de água 

Quando, em qualquer tipo de construção, a água penetra nas superfícies, os estragos começam a surgir. O bolor e as algas multiplicam-se, criando manchas nos tetos, recantos e paredes. Com o passar do tempo, podem mesmo gerar-se danos estruturais, mais difíceis de reverter. 

A simples aplicação de uma tinta para impermeabilização evita estes problemas. Isto porque estes revestimentos impedem a infiltração da água nas superfícies, mantendo-as impecáveis ao longo do tempo. 

  • Previne a multiplicação de algas e fungos 

Para que se consigam instalar e propagar, os microrganismos (como fungos e algas) precisam de um ambiente húmido. Use tintas para impermeabilização e proteja as superfícies contra o aparecimento de algas e fungos. 

  • Mantém as superfícies livres de manchas de humidade

Logo que a humidade se instala sobre uma superfície, começam a aparecer pequenas manchas de cor amarelada ou esverdeada. Quando o problema persiste, estes sinais tornam-se cada vez mais difíceis de remover com apenas uma limpeza. 

Esta situação acaba por exigir uma limpeza com detergentes agressivos, seguindo-se uma aplicação de primário e duas demãos de tinta. Isto representa tempo e dinheiro perdido. Aplicar tinta para impermeabilização previne problemas de humidade de uma forma muito simples.

Encontre as melhores opções em tinta para impermeabilização na Boutique das Tintas 

Se procura uma solução eficaz para proteger as suas paredes contra a ação da água da chuva ou da humidade, explore a loja online da Boutique das Tintas. Temos ao seu dispor diferentes marcas de tinta hidrofugante e tinta impermeabilizante para fachadas.

Em caso de dúvida sobre como escolher a mais apropriada para as necessidades das suas obras, entre em contacto com os nossos especialistas. 

Explorar tintas para impermeabilização Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon