Passo a passo para pintar madeira: Um guia para os seus projetos de bricolage

melhores produtos para pintar madeiras

Tem um móvel antigo a precisar de uma nova aparência? Gostaria de cuidar e proteger das suas peças de mobiliário para as manter bonitas durante mais tempo? Pintar madeira é uma maneira simples para dar um aspeto renovado a um móvel ou personalizar qualquer objeto neste material.

As tintas e vernizes para madeira servem para decorar e embelezar, mas também para proteger estas superfícies. Trabalhar com madeira é simples e pode ser divertido e muito relaxante. Pode revestir a madeira usando uma cor viva numa camada opaca ou optar por realçar a sua textura natural, usando apenas uma fina capa de cor e uma cera.

Se pondera iniciar um projeto de bricolage que envolva pintar madeira, siga este guia passo a passo e descubra como conseguir um resultado impecável. 

 
Passo a passo para pintar madeira como um profissional

Saber como pintar madeira permite, por exemplo, renovar as portas e janelas da sua casa sem precisar de contratar serviços profissionais. 


Já pensou fazer uma cabeceira de cama personalizada ou uma mesinha de centro ao seu gosto? Estas são apenas algumas das possibilidades para criar. Siga estas etapas durante o processo de pintura de madeiras e garanta um resultado perfeito!


1 — Prepare a superfície a pintar


Antes de começar, o primeiro passo é avaliar e preparar a madeira. Isto implica confirmar que a madeira está em boas condições, livre de danos e pragas. Depois, deve reunir todo o material necessário para pintar madeira, o que inclui:

  • Um primário apropriado; 
  • Tintas; 
  • Verniz para madeira;
  • Espátula;
  • Pincéis ou trinchas;
  • Lixas.

Certifique-se que usa uma escova de aço e lixa, e elimine poeiras, sujidade ou qualquer resíduo de outros revestimentos. Para isso, use uma escova de aço e lixa. Caso verifique fissuras ou outros danos deste tipo, aplique um pouco de massa ou betume para madeiras, alisando com uma espátula. 

O objetivo desta fase de preparação é criar uma superfície lisa e livre de resíduos para receber os produtos de revestimento das etapas seguintes.

aplicação de massa ou betume para madeiras

2 — Aplique um primário para madeira

Existe uma grande variedade de primários (também chamados sub-capas ou primers) que preparam a madeira antes de a pintar, garantindo um melhor acabamento. 

Estes primários para madeira podem servir apenas para uniformizar as superfícies e promover uma maior aderência das tintas e vernizes ou ter outras funções. Alguns têm ação fungicida e algicida, protegem contra a radiação UV ou atuam como impermeabilizantes. 

Escolha a variedade de primário mais adequada ao seu projeto e aplique-o na madeira antes de pintar, respeitando sempre as recomendações de uso e os tempos de secagem.

primário para pintar moveis de madeira

3 — Pinte a madeira ao seu gosto

Após selecionar a cor e o tipo de acabamento que mais lhe agrada, pode avançar para a pintura da madeira. 

Use um rolo ou uma trincha e aplique as demãos necessárias para conseguir o resultado pretendido. Pode escolher um esmalte ou uma tinta acrílica para madeira e optar por diferentes graus de brilho. Os acabamentos mais usuais são mate, acetinado ou brilhante. 

Nesta etapa pode optar por uma cobertura total ou mais translúcida, onde a textura natural da madeira fica visível. Para conseguir esta aparência mais rústica, basta aplicar apenas uma demão de tinta para madeiras ou então lixar um pouco a superfície após pintar. 

pintar moveis de madeira passo a passo

4-Escolha um acabamento ao seu gosto

Chegou à fase final do seu projeto de pintura de madeira. Para uma proteção mais duradoura, pode aplicar diferentes tipos de verniz para madeiras, escolhendo o tom e o nível de brilho. Outra das possibilidades para o acabamento é aplicar uma cera, que conferirá um pouco de brilho e proteger a superfície.

acabamentos de pintura de madeira

Na Boutique das Tintas temos tudo o que precisa para os seus projetos

Se vai iniciar um projeto de bricolage, aproveite a diversidade de materiais, acessórios e ferramentas da Boutique das Tintas. Comprar tudo num só lugar e poder esclarecer as suas dúvidas com os melhores especialistas ajuda a conseguir resultados profissionais nos seus trabalhos. 

Na loja online da Boutique das Tintas encontra todo o material para pintar madeiras, incluindo tintas, verniz para madeira e muito mais. Explore a nossa oferta, opte pelas melhores soluções e ponha mãos à obra! 

Descubra a gama de produtos para madeiras da Boutique das Tintas

 


Artigos Relacionados

whatsApp Icon