Passo a passo para restaurar portas e janelas velhas ou danificadas

Restaurar portas e janelas velhas não tem que ser um trabalho complicado e pode evitar gastos desnecessários num projeto de renovação de interiores. 

Com os cuidados certos, pode fazê-lo sem precisar de recorrer a serviços profissionais. Só precisa de escolher uma altura do ano em que o tempo esteja mais seco e em que possa dedicar algum tempo a esta tarefa.

Passo a passo para restaurar portas e janelas velhas ou danificadas

Se a sua casa possui portas e janelas elaboradas em madeira de qualidade, e gostaria de as preservar, saiba como o fazer. Reúna tudo o que necessita e deite mãos à obra! 

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer a listagem de materiais, produtos e equipamentos necessários para a renovação das suas portas e janelas em madeira. Descubra o passo a passo para o fazer sem falhas!

 

Lista de material para renovar portas e janelas em madeira

Geralmente, as portas interiores de uma casa são feitas em madeira de qualidade. Apenas quando não for esse o caso, ou se os estragos forem demasiados, deve ponderar a sua substituição.

No caso das janelas, há que ter em atenção o seu estado de deterioração e a sua capacidade de isolamento. Sempre que compensar, recuperar as suas madeiras é uma boa aposta.

Antes de começar este projeto de bricolage, para evitar atrasos e problemas, é essencial listar e reunir tudo o que vai necessitar:

  • Equipamentos para lixar madeira

Pode optar entre usar equipamento profissional, e concluir o trabalho mais rapidamente, ou fazer tudo de forma manual. Esta alternativa demora mais tempo, mas pode ser mais compensadora e relaxante.

Assim, pode usar uma lixadora portátil delta ou orbital, sem esquecer as respetivas recargas de folhas de lixa ou discos de lixa, consoante o formato da máquina. Caso prefira a lixagem manual, poderá usar folhas de lixa ou um taco de lixar.

  • Aspirador profissional

Quer opte pelo método de lixagem manual ou pela lixadora, a aspiração é essencial para a manutenção da higiene e segurança durante o trabalho. Algumas máquinas lixadoras possuem um sistema de aspiração incorporado, para aspirar o pó da madeira enquanto lixa.

  • Betume para madeira

Se existirem fissuras, fendas ou outros danos na superfície, será necessário aplicar betume para uniformizar a madeira.

  • Espátulas, rolos e trinchas

Para aplicar o betume e os revestimentos finais deve selecionar os acessórios de pintura mais apropriados. 

  • Revestimentos para madeiras

No final da fase de reparação e lixagem poderá aplicar diversos tipos de revestimentos para madeiras. Pode escolher entre uma simples cera ou velatura, ou aplicar um revestimento colorido.

 

Passo a passo para restaurar portas e janelas velhas

Passo a passo para restaurar portas e janelas velhas

  • Faça uma avaliação prévia

Comece por avaliar ao detalhe o estado das madeiras que pretende renovar. Garanta que estão em boas condições: livres de pragas, fungos e humidade. Identifique as áreas que vão precisar de reparação com betume. 

Avalie também o estado das ferragens, caso existam fechaduras, dobradiças ou puxadores na sua peça. Remova-as antes de começar a tratar das superfícies em madeira e verifique se vai ser preciso substituí-las. 

  • Reúna todo o material

Com base na lista referida acima, confirme se tem tudo o que vai precisar para restaurar as suas portas e janelas em madeira. 

  • Lixe as superfícies 

Lixe toda a superfície das portas e janelas que vai renovar para remover o revestimento antigo. Aspire bem, para eliminar todos os resíduos de pó e, no final, volte a avaliar o estado das peças. 

  • Repare eventuais imperfeições

Se tiver detetado algum dano, antes ou depois da etapa de lixagem, faça agora a sua reparação. Preencha fendas e outras imperfeições usando betume e uma espátula. Depois de secar, lixe novamente a superfície antes de passar à fase seguinte.

  • Aplique o revestimento final  

Para finalizar e proteger as suas portas e janelas aplique um produto adequado para revestimento de madeiras. Pode preservar a cor original, ou dar um toque de modernidade usando uma nova cor. 

 

Encontre na Boutique das Tintas todo o material para os seus projetos!

Na Boutique das Tintas temos ao seu dispor tudo o que precisa para os seus projetos de bricolage. Siga estas recomendações e esclareça todas as dúvidas com os nossos profissionais para obter sempre os melhores resultados.

Descubra a gama de máquinas de bricolage da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon