Pintura de interiores: Qual a tinta certa para pintar a cozinha?

A cozinha é considerada por muitas pessoas “o coração da casa”. É aqui que cozinhamos e reunimos a família em tantos momentos especiais. Se está a pensar pintar ou renovar, é importante escolher a tinta certa para pintar a cozinha

Neste artigo, dizemos-lhe o que deve considerar ao selecionar a melhor tinta para cozinha e como o deve fazer para garantir uma boa durabilidade e uma aparência impecável.

pintar a cozinha

Como escolher a tinta certa para pintar a cozinha com resultados profissionais

Pelas suas características, a cozinha é uma divisão da casa que exige renovações frequentes. Cozinhar e lavar a loiça com água quente produz vapor, que acaba por se acumular no teto e nas paredes. Em pouco tempo, formam-se manchas e bolor causados pela humidade, comprometendo a beleza estética e prejudicando a saúde dos residentes.  

Se decidiu pintar a cozinha e alcançar resultados duráveis, há 3 pontos a considerar para selecionar a melhor tinta:

1 - Adeque a tinta à superfície que vai pintar 

escolher-tinta-pintar-cozinha

Numa renovação simples, em que pretenda apenas mudar a cor da cozinha, pode pintar por cima da tinta antiga. Basta escovar ou lixar a superfície, passar uma ou duas demãos de primário para paredes e depois pintar. Caso a cozinha seja revestida com reboco pode usar uma tinta aquosa apta para cozinhas.

Mas, noutros casos, a cozinha está revestida com azulejos, o que exige cuidados diferentes no projeto de renovação. É possível cobrir os azulejos sem ter de os remover: basta pintar a cozinha usando uma tinta epóxi própria para esse fim.  

2 - Opte por uma tinta resistente a manchas e humidade

A cozinha é um espaço onde a humidade pode afetar o revestimento do teto e das paredes. O vapor resultante dos cozinhados ou da utilização de água quente pode gerar manchas nessas superfícies.

Assim, pintar a cozinha com uma tinta resistente à humidade e que seja fungicida e bactericida é uma forma de manter as superfícies impecáveis e prevenir o surgimento de fungos no teto e nas paredes.  

3 - Aposte numa tinta para cozinha que seja lavável

Em qualquer cozinha podem surgir nódoas de gordura e outro tipo de sujidade nas paredes ou tetos. Quando escolher a melhor tinta para esta divisão da casa, prefira uma tinta lavável de boa qualidade, como a tinta aquosa Vinyl Clean da CIN

Assim, sempre que necessário, pode passar um pano húmido sobre as superfícies para as lavar e remover manchas. 

4 - Escolha a cor e o tipo de brilho para o acabamento 

tinta cinacryl cozinhaA última etapa desta decisão será a escolha da tonalidade e o grau de brilho para o acabamento deste trabalho de pintura. Aqui, deve considerar certos elementos do espaço, como a cor dos móveis, do pavimento e dos eletrodomésticos da sua cozinha. 

Escolha uma cor que complemente a restante decoração e que acompanhe o estilo da sua cozinha. Na maioria dos casos, um brilho acetinado ou mate é o que proporciona um resultado final mais elegante

Quais as melhores tintas para pintar uma cozinha? 

Em resumo, para cozinhas deve-se escolher uma tinta para a pintura de interiores com uma boa resistência à humidade para evitar o surgimento de manchas e fungos. A melhor opção para paredes rebocadas será uma tinta aquosa e lavável. Caso precise de cobrir azulejos, a tinta epóxi é a melhor solução.

Vai pintar a cozinha? 5 Dicas para uma aplicação sem falhas

dicas-para-pintar-cozinhaDepois de escolhida a tinta, para obter os melhores resultados no seu projeto de pintura, siga estas recomendações antes de deitar mãos à obra:

1 - Reúna todo o material

Certifique-se que tem todas as ferramentas e materiais necessários, sem esquecer os acessórios para pintar. Colocar a fita de pintor e algumas proteções para evitar sujar o piso, os móveis e os eletrodomésticos é o primeiro passo.

2 - Pinte em dias secos e quentes 

Evite fazer trabalhos de pintura em épocas de chuva e frio, pois a humidade e as baixas temperaturas vão atrasar a secagem das superfícies após as pintar.   

3 - Prepare as superfícies

Antes da pintura, elimine fissuras com massa de pintor, lixe possíveis irregularidades e aplique um primário para paredes e tetos antes da tinta. 

4 - Deixe secar cada demão

Em qualquer revestimento, respeite sempre os tempos de secagem entre demãos. Pintar sobre uma superfície ainda molhada forma manchas e prejudica o aspeto do resultado final. 

5 - Lave o material de pintura no final do trabalho 

Se deixar a tinta secar no rolo, nas trinchas ou no tabuleiro de pintor, esses materiais podem ficar ressequidos e tornar-se inutilizáveis. 

Antes de pintar a cozinha, fale connosco!

O segredo para um trabalho de pintura impecável passa pela escolha da melhor tinta para o seu projeto e por uma preparação adequada. Na Boutique das Tintas encontra tudo o que precisa num só local.  

Se está a ponderar pintar a cozinha, ou qualquer outra divisão da casa, conte com o apoio especializado da Boutique das Tintas! Os nossos especialistas podem recomendar os melhores produtos e acessórios para as suas obras. 

 Conheça a coleção de tintas de interior da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon