Tintas de interior: Saiba como escolher a melhor tinta para interiores com humidade.

As tintas de interior possuem uma fórmula específica para pintar tetos e paredes em áreas interiores. Existe uma grande variedade de tintas de interior, portanto, a sua escolha deve ser feita conforme os objetivos de cada projeto de pintura, como a proteção contra a humidade.  

Certos espaços, como cozinhas, balneários, lavandarias e casas de banho, possuem níveis elevados de humidade. As tintas de interior para pintar estes locais devem possuir certas características, para garantirem os melhores resultados. 

Quer saber qual a melhor tinta para pintar interiores com humidade? Continue a ler este artigo. Dizemos-lhe quais são os problemas mais comuns que a humidade pode causar em divisões da casa como WCs, cozinhas e outros ambientes húmidos.   


Efeitos da humidade em paredes e tetos

Quando paredes e tetos são revestidos com produtos inadequados, a humidade incide sobre eles e aparecem alguns sinais. Em pouco tempo, surge o bolor, os cheiros desagradáveis e as manchas nas superfícies. 

Em qualquer construção, se as tintas de interior forem mal selecionadas, vão ser incapazes de resistir à humidade, causando vários problemas: 

  • Alterações na coloração 

Um dos primeiros sinais de humidade é o aparecimento de manchas. Cantos escurecidos, áreas amareladas ou esverdeadas nos tetos e paredes são indícios de acumulação de humidade.

  • Odores desagradáveis 

A humidade persistente em qualquer espaço gera maus cheiros, devido à formação de bolor. Se o problema persistir sem ser resolvido, a situação só tende a piorar com o tempo. 

  • Descamação das superfícies

A humidade tem uma ação agressiva sobre qualquer superfície pintada. Quando os revestimentos são ineficazes para as proteger, podem surgir descamações da tinta.

  • Multiplicação de mofo ou bolor

A humidade proporciona condições ideais à propagação de algas e fungos nas superfícies. Assim, em áreas húmidas o mofo (ou bolor) multiplica-se de uma forma rápida.

  • Problemas estruturais

Com o tempo, a humidade vai-se infiltrando pelas superfícies não tratadas. Se nada for feito, podem surgir infiltrações e outros danos que afetam as próprias estruturas da construção.

Por todas estas questões, a escolha de uma tinta apropriada faz toda a diferença. Pintar locais com humidade com a tinta de interior certa é fundamental para garantir uma maior qualidade e durabilidade dos trabalhos de pintura.

Como escolher uma tinta de interior apta para ambientes húmidos

As tintas de interior variam em termos da fórmula química, resistência, tempo de secagem, preço, capacidade de cobertura e lavabilidade. Certas tintas possuem ainda propriedades especiais como resistência a algas e fungos.

Cozinhas e casas de banho estão entre as divisões mais problemáticas. Para estes espaços a tinta de interior VinylClean, da CIN, é uma boa aposta.  

Para escolher e aplicar a melhor tinta para pintar interiores com humidade, e obter um acabamento impecável, deve ter em conta certos fatores:

  • Considere preparar as superfícies antes de pintar

A preparação é essencial antes de começar a pintar superfícies interiores com humidade. Assim, avalie o estado das paredes e tetos e prepare as superfícies antes de pintar com uma boa tinta de interior. 

Se verificar a presença de fungos e algas, aplique um produto descontaminante para os eliminar, como o Polyprep Descontaminante Artibiose, da CIN.

Antes de aplicar a tinta de interior, descontamine as superfícies de algas e fungos


Depois, pode preparar as superfícies antes de as pintar com uma tinta de interior, aplicando um primário como o CIN Aqua Primer. Este produto isola manchas causadas pela humidade para que os resultados finais da pintura sejam ainda melhores. 

Aplicar o primário CIN Aqua Primer garante os melhores acabamentos em áreas húmidas

  • Prefira uma tinta de interior lavável 

Quando as paredes e tetos estão expostos à humidade deve pintar com uma tinta de interior lavável. Este tipo de tinta acrílica forma uma fina película resistente à água que permite lavar as superfícies sem as danificar e previne o aparecimento de manchas.

  • Escolha uma tinta interior com propriedades algicidas e fungicidas

A multiplicação de algas e fungos sobre as superfícies é um dos maiores transtornos em espaços com muita humidade. Para prevenir este problema opte por pintar com uma tinta interior com propriedades anti-fungos e anti-algas

Obtenha uma pintura durável e acabamentos de qualidade ao proteger as paredes e tetos com revestimentos adequados para cada situação.


Encontre as melhores tintas para interior na Boutique das Tintas! 

Procura uma tinta lavável para cozinha ou para casa de banho? Na nossa loja online encontra tudo o que precisa: para além da gama CIN em tintas interiores, temos muitas outras opções ao seu dispor.

Se quer selecionar os melhores revestimentos para os seus trabalhos de pintura, mas tem dúvidas, fale com a Boutique das Tintas. Ligue aos nossos especialistas (915 408 806 - Chamada para a rede móvel nacional), para o ajudar a escolher os melhores revestimentos para a pintura de espaços húmidos.

 Explorar gama de tintas de interior para áreas com humidade


Artigos Relacionados

whatsApp Icon