Guia de revestimentos e tintas para isolamento térmico de fachadas e paredes interiores

Quando uma casa possui um bom isolamento térmico, a temperatura no seu interior consegue manter-se estável ao longo de todo o ano. No verão, o ar quente do exterior não penetra tanto no interior das divisões e no inverno o frio mantém-se no exterior da casa.

Para o conseguir, há que escolher os melhores materiais, principalmente nos pontos mais críticos de perdas de calor, como portas, janelas e coberturas. Existem revestimentos e tintas específicos, desenvolvidos para promover o isolamento térmico da habitação a partir das paredes interiores, exteriores e das fachadas.
Ao melhorar o isolamento térmico da sua casa, vai conseguir manter um ambiente mais confortável no interior, ao longo das diferentes estações do ano. Desta forma, vai também conseguir poupar muito dinheiro em climatização de interior, tanto no verão como no inverno.

Revestimentos e Tintas para isolamento exterior e das fachadas

Para melhorar o isolamento térmico a partir das fachadas e paredes exteriores, podem ser aplicadas argamassas fibradas, para obter uma camada de regularização da superfície. 

Por conterem resinas, fibras e aditivos específicos, estes materiais contribuem para manter o conforto térmico no interior da habitação. Depois, deve ser aplicado o revestimento mais apropriado.

  • Revestimento CIN Eralit

O CIN Eralit é um revestimento espesso de granulometria fina que possui na sua composição pequenas partículas de mármore (com menos de 1 mm) e pigmentos resistentes aos raios UV. 

Trata-se de um produto aquoso que possui propriedades impermeáveis e previne o surgimento de fungos e algas. É apto para revestir fachadas e qualquer parede exterior, contribuindo para aumentar o isolamento térmico a partir do exterior.

 

  • Revestimento CIN Carso

O CIN Carso é também um revestimento aquoso espesso que resiste à radiação UV. Uma vez que contém partículas de mármore com granulometria de 1,2 mm é considerado um revestimento de granulometria média. 

Para além de ser flexível e fácil de aplicar sobre as superfícies, este produto é muito resistente aos agentes climatéricos e ao aparecimento de algas e fungos.

 

  • Revestimento CIN Re 150

Outro produto, também indicado para cobrir fachadas, é o revestimento da CIN Re 150. Este revestimento aquoso é espesso e possui partículas de mármore com uma granulometria máxima de 1,5 mm, que dão um acabamento rústico às superfícies.

A sua aplicação previne a multiplicação de fungos e algas nas superfícies expostas às intempéries.

 

  • Tinta CIN Novatex

A tinta aquosa CIN Novatex possui uma textura areada fina, de acabamento mate. Esta característica ajuda a preencher e cobrir eventuais microfissuras em fachadas recentes. 

A aplicação desta tinta torna as paredes resistentes à água e ao surgimento de algas e fungos. Este revestimento para paredes exteriores é enriquecido com partículas de quartzo, que lhe conferem uma durabilidade elevada.

 

  • Tinta CIN Nováqua

A tinta CIN Nováqua é uma tinta aquosa de textura lisa e efeito mate. Este revestimento possui uma durabilidade a toda a prova. Graças às suas propriedades, preserva a cor e as suas características durante muito tempo (com garantia de 10 anos). 

As superfícies revestidas com CIN Nováqua resistem com eficácia à radiação UV, à água e ao aparecimento de fungos e algas.

Revestimentos e Tintas para isolamento de paredes interiores

É também possível aumentar o isolamento térmico a partir das paredes interiores, usando produtos adequados, como tintas e primários.

  • Primário CIN Cinolite Hp

Este primário aquoso é composto por resinas Hydro-Pliolite® e pode ser aplicado tanto em paredes interiores como em paredes exteriores e fachadas. A sua fórmula torna-o num bom aliado para promover o isolamento térmico das construções. 

De aplicação simples, o Primário CIN Cinolite Hp cria uma barreira contra a alcalinidade e prepara as superfícies para uma aplicação posterior de tintas aquosas.

 

 

Poupe na climatização da sua casa!

Em resumo, tanto em construções de raiz como em obras de renovação, faz todo o sentido investir no isolamento térmico. Para isso, é importante selecionar os melhores materiais e tintas para isolamento de paredes interiores, exteriores e fachadas.

Aplicar vidros duplos e caixilharias de boa qualidade, assim como calafetar portas e janelas, são alguns dos cuidados que ajudam a preservar o conforto térmico dentro de uma habitação. Mas também há tintas e revestimentos para esse efeito.

Na Boutique das Tintas, temos ao seu dispor diversos materiais de revestimento, primários e tintas para isolamento térmico. Se pretende melhorar o conforto da sua casa ao longo de todo o ano, fale connosco e escolha as melhores soluções.


Artigos Relacionados

whatsApp Icon