Guia de Acabamentos para Madeira: Saiba como escolher o melhor

A madeira é um material nobre de características únicas. As superfícies em madeira dão uma sensação de calor e conforto a qualquer espaço. Geralmente usada para revestir pavimentos e escadarias, a madeira pode também assumir um papel importante na decoração. Para preservar a sua beleza e durabilidade é crucial selecionar o acabamento para madeira mais adequado.

Quer falemos de madeiras de interior (mais protegidas) ou de exterior (mais expostas aos desafios do clima), existem diversos produtos de acabamento, que variam consoante os objetivos e os resultados pretendidos. Efetuar a escolha certa em termos de materiais, vai fazer toda a diferença na qualidade dos resultados obtidos.
Conheça, neste artigo, os tipos de soluções que pode usar para dar diferentes acabamentos às suas superfícies de madeira. Explore a vasta gama de materiais para madeiras que pode encontrar na Boutique das Tintas.

3 Tipos de acabamentos para madeiras

Apesar de estarem disponíveis em muitas variedades (em termos de brilho, cor e função), existem 3 tipos principais de acabamentos para madeiras: a tinta, a velatura e o verniz.

 

1. Tinta para Madeiras

A tinta para madeiras serve para colorir estas superfícies, cobrindo a sua superfície de um modo uniforme e, geralmente, opaco. Quando pretende revestir totalmente a aparência natural da madeira, aplicar uma tinta apropriada para madeira é a melhor opção.

2. Velatura

A velatura é um revestimento impregnante para aplicar sobre madeiras. A sua função principal é o tratamento e proteção destes materiais. A velatura resulta num acabamento de “poro aberto”, ou seja, cria uma camada muito fina que se infunde pelas fibras da madeira preservando a sua textura original.

3. Verniz para Madeiras

O verniz para madeiras funciona como um revestimento final que confere proteção contra o desgaste. O que distingue o verniz da velatura é o seu acabamento de “poro fechado”, ou seja, a camada de verniz vai selar a superfície, criando uma película uniforme e mais espessa.

A Velatura

Para proteger e tratar a madeira é possível aplicar velaturas específicas para eliminar pragas ou para prevenir o surgimento de fungos, por exemplo. A velatura pode ser usada como uma base de tratamento para depois aplicar tintas e vernizes sobre a madeira. 

As velaturas aquosas Lasur Super Acetinado da CIN e as velaturas Robbialac são aptas para proteger e realçar a textura das suas madeiras. Transparentes ou com um toque de cor, estes produtos preservam a aparência natural das madeiras, enquanto lhes conferem proteção. 

Existem também opções em velaturas sintéticas, como a Lasur Classic da CIN e a velatura Bondex Classic, ambas disponíveis em acabamento mate ou acetinado.

 

Tintas para Madeiras

Se o que pretende é mudar o acabamento das madeiras e dar-lhes uma nova cor, só precisa de aplicar uma tinta para madeira no tom que mais lhe agradar. Comece por lixar bem a superfície, para remover resíduos de verniz ou de revestimentos anteriores. Depois, basta pintar. 

Os esmaltes aquosos, como o Esmalte Cinacryl da CIN e o Esmalte Robbiduro da Robbialac são revestimentos mais simples de limpar e possuem um tempo de secagem mais curto. Este tipo de tintas para madeira oferecem opções com diferentes graus de brilho, para que possa escolher o acabamento ideal para o seu projeto. 

Na Boutique das Tintas, temos também esmaltes sintéticos, como é o caso do Esmalte Sintecin da CIN e do Esmalte Robbialac SMP, ambos disponíveis em diferentes tipos de brilho, do mate ao brilhante.

 

Vernizes para Madeiras

Para dar um revestimento final ao acabamento para madeiras que escolheu aplicar, pode usar um verniz como última etapa do revestimento. Este produto pode ter diferentes tipos de brilho e pode ser transparente e incolor ou colorido. 

Também nesta categoria, existem vernizes de base aquosa, mais ecológicos e livres de solventes, como é o caso do Woodtec Movidur Super Acetinado da CIN, para interiores, e do Woodtec Marítimo Super Brilhante da CIN, para exteriores. 

Se procura vernizes de base sintética, explore a gama Woodtec Movidur Classic da marca CIN na loja online da Boutique das Tintas.

 

Cuide das suas madeiras com a Boutique das Tintas

Na Boutique das Tintas, temos tudo o que precisa para proteger, decorar e renovar as suas madeiras. Aqui, encontra todo o tipo de ferramentas e acessórios de pintura, bem como uma ampla variedade de revestimentos para este tipo de material.

Visite a loja online da Boutique das Tintas e encontre a melhor solução para cada objetivo. Pode optar entre diferentes marcas, propriedades e tipos de acabamento para madeiras. Alcance resultados impecáveis nos seus trabalhos em madeira.


Artigos Relacionados

whatsApp Icon