Máquinas de Pintura: Diferentes opções para resultados profissionais

A função principal das máquinas de pintura é pintar todo tipo de superfícies com rapidez e eficácia. No entanto, apesar da sua designação, estes dispositivos servem para muito mais do que apenas pintar. Também podem servir para aplicar diferentes revestimentos, como esmaltes e vernizes, sobre as mais variadas superfícies.

Por serem tão versáteis, as máquinas de pintura são utilizadas nos setores da construção civil e industrial, em áreas distintas como a aeronáutica, marítima ou a ferrovia, por exemplo. Em suma, pode usar uma máquina de pintura sempre que quiser concluir uma tarefa de revestimento com maior rapidez e bons acabamentos.

Descubra neste artigo quais os diferentes tipos de máquinas de pintura que existem e quais as suas diferenças, para fazer a escolha mais adequada às suas necessidades.

Que tipos de Máquinas de Pintura existem?

Apesar da enorme gama de modelos de máquinas de pintura e respetivos acessórios, existem apenas 2 tipos principais de máquinas de pintura:
  • Máquinas de pintura airless;
  • Máquinas de pintura a ar comprimido. 

A diferença entre elas reside na forma como é feita a dispersão da tinta: as primeiras recorrem a um mecanismo que usa apenas a pressão (sem ar) e as segundas usam ar comprimido.

Dentro de cada um destes dois tipos, existem depois muitas variações, ao nível de:

  • Dimensão; 
  • Potência do motor; 
  • Fonte de energia utilizada. 

Ou seja, pode optar entre uma máquina de pintura elétrica, a gasolina e a gás e todas elas podem ser portáteis ou estáticas.

máquina de pintura portátil airless
maquina de pintura estática
  • Quais as características da Máquina de Pintura Airless


Nas máquinas de pintura airless, a tinta é projetada através de um pulverizador de alta pressão. Quando usa uma máquina de pintura para parede com sistema airless, a tinta é distribuída em forma de leque, o que permite cobrir uma área superior e concluir a tarefa em menos tempo. 

Apesar de serem mais dispendiosos, estes dispositivos de pintura evitam desperdícios de tinta e garantem um resultado mais uniforme e mais limpo, uma vez que não salpicam a área envolvente. O leque de tinta é simples de controlar, facilitando o trabalho.

máquina de pintura airless
  • Quais as características das Máquinas de Pintura a ar comprimido


Ao contrário das máquinas de pintura airless, uma máquina de pintura para parede a ar comprimido projeta a tinta pela força do ar, recorrendo a um compressor. Isto significa que a pistola deste equipamento projeta uma névoa de ar e tinta.

Uma das maiores desvantagens de usar este tipo de máquinas é o desperdício de tinta e a sujidade gerada pelos salpicos. Por outro lado, estes aparelhos são geralmente mais económicos do que as máquinas com sistema airless.

máquina de pintura a ar comprimido

Máquinas de pintura airless: Uma escolha acertada

As máquinas de pintura com tecnologia airless são as soluções mais eficientes e representam um bom investimento. Com os devidos cuidados de limpeza, manutenção e armazenamento da sua máquina de pintura, terá um longo tempo de vida útil.

Se trabalha com a aplicação de revestimentos e tintas, esta aquisição agilizará os seus trabalhos e impressionar os clientes com um resultado impecável. Além disso, vai perder menos tempo na limpeza pós-obra e poupar tinta, reduzindo os desperdícios durante a pintura.

Se procura uma solução eficaz para os seus trabalhos de pintura e revestimento de superfícies, opte por uma tecnologia eficiente. As máquinas de pintura airless estão disponíveis numa enorme gama em termos de potência, fonte de alimentação, capacidade e portabilidade.

Garanta serviços de pintura de alta qualidade. Quer opte por uma máquina de pintura airless elétrica ou a gasolina, o mais importante é que escolha o equipamento apropriado às suas necessidades. 

Encontre as melhores Máquinas de Pintura na Boutique das Tintas!

Agora que já sabe mais sobre os diferentes tipos de máquinas de pintura e tudo o que pode conseguir com este tipo de equipamentos, escolha a melhor opção para si na Boutique das Tintas. Para além de uma grande variedade de máquinas de pintura das melhores marcas, temos também todo o tipo de acessórios e complementos para estes dispositivos.

Se procura mais eficiência e resultados profissionais, fale com os especialistas da Boutique das Tintas e encontre a máquina de pintura ideal para os seus projetos.

Explorar a gama de Máquinas de Pintura da Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon