Pular para conteúdo

Quer mudar a Pintura do seu Quarto? Leia este artigo e tire notas

Mudar a pintura de um quarto é uma forma eficaz para renovar e transformar o ambiente. Para quem gosta de projetos de bricolage, a pintura de interiores é uma atividade gratificante e uma excelente forma de redecorar a casa sem gastar muito.

Para conseguir um resultado final impecável basta dedicar algum tempo a planificar o trabalho e seguir algumas dicas simples. 

 

5 Dicas para uma Pintura de Quarto perfeita 

1. Escolha a cor ideal

    Para a pintura de um quarto, de adultos ou de crianças, a seleção da cor para o revestimento das paredes e tetos deve ser cuidadosa. Lembre-se que este espaço é dedicado ao descanso e precisa de ser mantido num registo de serenidade e relaxamento, portanto, cores demasiado fortes devem ser evitadas. 

    Por outro lado, a própria decoração do quarto fica muito facilitada quando as paredes têm uma cor neutra e suave. Se optar por tons pastel, branco ou cinza claro para pintar o seu quarto, pode depois aplicar contrastes decorativos usando almofadas, colchas e cortinas.

    2. Garanta que tem tudo o que precisa

      É essencial que reúna tudo aquilo que precisa para o seu projeto de pintura de um quarto antes de começar. 

      Antes de comprar a tinta, calcule as dimensões da área a revestir e faça as contas para ter noção da quantidade de tinta que vai precisar. Adquirir logo a totalidade da tinta necessária vai evitar pequenas diferenças de tom que se podem verificar mesmo em tintas da mesma marca e cor.

      Faça uma lista completa de todos os materiais e acessórios de pintura que lhe vão fazer falta e tenha tudo pronto antes de dar início aos trabalhos.

      3. Proteja o espaço antes de pintar 

        A primeira coisa a fazer antes de começar a pintar um quarto é remover tudo o que puder para libertar o espaço ao máximo. Depois, deve proteger todas as superfícies e objetos contra eventuais salpicos de tinta. 

        Para um resultado mais profissional, remova tomadas e interruptores e volte a colocá-los depois da tinta estar bem seca. Rodapés, caixilhos, portas e janelas devem também ser revestidos usando fita de pintor e plásticos de proteção. 

        No pavimento, pode usar uma lona protetora, lençóis velhos, cartão ou folhas de jornal. Só depois de garantir que todo o espaço está preparado deve dar início à obra. 

        4. Prepare as superfícies 

          Faça uma análise a todas as superfícies que pretende revestir e execute as correções necessárias. Avaliar bem as paredes e o teto antes de começar a pintura do quarto é uma etapa crucial para garantir um resultado durável e impecável.

          Se encontrar buracos ou fissuras deve preenchê-los com uma massa apropriada, alisando bem a superfície no final. Sinais de humidade, fungos ou algas devem também ser avaliados e, caso tenham origem apenas na condensação comum, uma limpeza prévia com produtos adequados pode ser suficiente.

          Se as suas paredes estiverem em boas condições e não houver nada a retificar, basta passar um pano húmido para eliminar sujidades ou poeiras antes de começar a pintar. 

          5. Aplique a tinta

            Só depois de todos estes cuidados deve começar a aplicar a tinta, mas não sem antes a misturar muito bem e arejar convenientemente o espaço.

            Um rolo de pintura com extensor é um acessório eficaz para pintar as superfícies maiores. Para recantos, esquinas e áreas mais pequenas, opte por um pincel ou por uma trincha que lhe garantem uma maior precisão na pintura. 

            Em qualquer destes acessórios de pintura tenha sempre o cuidado de eliminar o excesso de tinta antes de a aplicar na parede. Vá criando camadas finas e uniformes e pinte sempre uma parede completa antes de fazer alguma pausa. Dessa forma, vai evitar manchas ou diferenças na superfície devido à secagem. 

             

            💡 Dica extra!

            Não espere até a tinta secar completamente para remover a fita de pintor. Se o fizer, o mais provável é arrancar parte da tinta já seca com a fita. 

            Deve fazê-lo com a tinta ainda fresca, num movimento lento e contínuo, para conseguir um resultado perfeito. Se verificar algum salpico de tinta durante o processo, limpe de imediato com um pano húmido.

            Renove a pintura do seu quarto como um profissional! 

            Pintar um quarto não é um trabalho complicado, mas envolve muitas etapas e deve ser bem planificado. Seguindo as nossas dicas pode conseguir um resultado profissional sem grandes gastos nem complicações.

            Na Boutique das Tintas encontra os melhores materiais e tudo o que precisa para os seus projetos de pintura. 

            Comprar tintas para paredes e tetos

            Artigos Relacionados