Impermeabilizar paredes exteriores: Um cuidado essencial para a sua casa

Para preservar as fachadas de uma casa, fazer uma correta impermeabilização das paredes exteriores é um passo crucial. Este cuidado evita os problemas decorrentes da acumulação de humidade nas superfícies expostas e previne também a migração de água ou humidade para os espaços interiores da habitação.

Neste artigo, criámos um guia passo a passo para impermeabilizar as suas paredes exteriores, com 5 etapas ordenadas. Damos-lhe ainda algumas sugestões de materiais de impermeabilização para que possa escolher o melhor para cada situação. 

 

5 Etapas para Impermeabilizar Paredes Exteriores

O processo de impermeabilização de fachadas começa muito antes de aplicar ou escolher o melhor produto impermeabilizante. A altura ideal para levar a cabo este tipo de trabalho é na primavera ou no final do verão, para garantir que a sua casa fica preparada para enfrentar o inverno.

Para impermeabilizar as suas paredes exteriores e conseguir resultados duráveis deve seguir estes 5 passos:

1. Avaliar o estado das paredes exteriores 

    Num dia seco e com boa iluminação, comece por avaliar as condições das suas fachadas. O objetivo desta primeira etapa de avaliação é detetar fissuras, fendas ou buracos. Deve também procurar sinais da presença de algas ou fungos e manchas de humidade.

    2. Limpar as suas calhas e caleiras

      A limpeza de caleiras e calhas deve ser feita com regularidade, de preferência uma vez por ano, antes do inverno. A acumulação de folhas secas, ou outros detritos, neste sistema de escoamento pode originar problemas de drenagem da água das chuvas e levar à sua infiltração nas fachadas. 

      3. Escolher o impermeabilizante mais adequado 

        Para selecionar o produto impermeabilizante que mais se ajusta às necessidades das suas paredes, há 2 pontos a ter em conta: o tipo de revestimento das suas fachadas e o acabamento pretendido. 

        Com base nestas variáveis, verifique sempre as indicações do fabricante para confirmar se o produto escolhido é adequado ao material que reveste as suas paredes exteriores. 

        4. Reparar eventuais danos e problemas nas suas fachadas

          Após a avaliação inicial, e antes de proceder à aplicação do impermeabilizante, deve reparar qualquer dano que tenha identificado. Corrigir infiltrações, eliminar fungos e algas ou reparar fendas e fissuras é essencial para que os resultados da impermeabilização sejam os pretendidos.

          5. Aplicar o produto impermeabilizante nas paredes exteriores

            Seguindo as respetivas instruções de aplicação, pode agora aplicar o produto de impermeabilização de paredes exteriores que selecionou. Respeite as formas de aplicação e os tempos de secagem para garantir uma proteção eficaz das suas fachadas. 

             

            Quais os materiais de impermeabilização que pode aplicar em fachadas?

            Existem várias opções de produtos para aplicar sobre paredes exteriores num trabalho de impermeabilização:

            • Resina de impermeabilização

            Funciona como um aditivo que se combina com cimento, resultando numa argamassa flexível. Pode aplicar a resina de impermeabilização sobre diversos materiais, como revestimentos à base de cimento, tijolo ou cerâmica. 

            • Membrana impermeável

            Este revestimento acrílico está disponível em 4 cores, permitindo, ao mesmo tempo, pintar e proteger. Pode aplicar esta membrana impermeável para repelir a humidade das superfícies exteriores da sua casa.

            • Hidrofugante para fachadas

            As soluções hidrofugantes para fachadas podem usar-se sobre superfícies porosas. Após a aplicação, o substrato torna-se impermeável, mas mantém a sua respirabilidade e o seu aspeto original. 

            Apesar de ficar com uma aparência esbranquiçada logo após a aplicação, quando seca essa coloração torna-se transparente. 

            • Argamassa impermeável 

            Pode utilizar a argamassa impermeável aplicando-a sobre as superfícies que queira tornar estanques. Como já vem pré-doseada, esta argamassa é fácil de usar e pode ser recoberta com tintas ou atérevestimentos cerâmicos.

            • Impermeabilizante cimentício

            Na fase de construção, pode aplicar um impermeabilizante cimentício para criar uma superfície impermeável. Numa fase posterior, este produto pode ser aplicado sobre superfícies preexistentes para que se tornem resistentes à água. 

             

            Proteja as suas fachadas com a Boutique das Tintas

            As fachadas de uma casa ficam expostas aos agentes atmosféricos, por isso, precisam de uma proteção acrescida. Assim, sempre que pretender dar uma nova cor às paredes exteriores da sua casa, por exemplo, deve escolher uma tinta de exterior apropriada

            Todos os produtos aplicados nestas superfícies devem ser mais resistentes para que se mantenham em boas condições. A radiação UV, a chuva, a humidade e a maresia são alguns dos agentes que podem afetar as paredes externas de uma habitação.

            Na Boutique das Tintas vai encontrar revestimentos específicos para fachadas e outras superfícies expostas. Visite a nossa loja online e selecione os materiais certos para impermeabilizar as suas paredes externas. 

            Ver Material para Impermeabilizar Paredes Exteriores


            Artigos Relacionados

            whatsApp Icon