7 Dicas que deve apontar se está a pensar Pintar o Interior da sua Casa

Pintar a casa não se resume a escolher uma tinta interior de uma cor bonita e aplicá-la nas paredes. Para que possa obter um resultado impecável na pintura de interiores, a fase de preparação é tão ou mais importante do que a aplicação de tinta propriamente dita. 

Antes de dar início a este tipo de obra, tenha em mente que é um trabalho que envolve várias fases e que exige algum tempo e dedicação. Por outro lado, este tipo de projeto pode ser relaxante e muito compensador. 

Se optar por pintar a sua casa vai poupar na mão de obra e terá total liberdade na escolha dos materiais. No final, vai poder olhar para o resultado final e sentir que foi algo feito por si. 

Assim, para que o seu projeto de pintura de paredes seja bem sucedido, há um conjunto de etapas que deve seguir.

 

Passo-a-passo para Pintar o Interior da sua Casa como um profissional

1. Avalie as paredes a pintar

    Ilumine bem as paredes que pretende pintar para fazer uma análise minuciosa do seu estado. Há sinais que deve ter em atenção e que podem exigir alguns cuidados prévios à fase de pintura. 

    Assim, deve procurar por:

    • Manchas de humidade;
    • Algas;
    • Fungos; 
    • Salitre; 
    • Fissuras ou fendas; 
    • Orifícios;
    • Irregularidades. 

    Na eventualidade de identificar alguns destes problemas nas suas paredes, vai precisar de os corrigir antes da pintura.

     

    2. Reúna todo o material

      Depois da avaliação inicial ao estado das superfícies, faça uma lista de todo o material necessário e tenha tudo preparado antes de começar a pintar a casa. 

      Para além das tintas de interior apropriadas, vai precisar também dos acessórios de pintura. Outro detalhe muito importante é o material de proteção, tanto para o pintor como para o espaço a pintar. 

       

      3. Prepare o espaço 

        A preparação da área a pintar é uma das etapas essenciais para este tipo de trabalho. Revestir as superfícies que não quer sujar é a melhor forma de as proteger. Esta dica simples vai poupar-lhe muito tempo na fase de limpeza pós-obra. 

        Remova da divisão o máximo de objetos que puder para facilitar o trabalho de pintura e evitar acidentes. Depois, usando fita de pintor, proteja rodapés, maçanetas e dobradiças de portas, por exemplo. O pavimento pode ser coberto com uma lona própria. Em alternativa, pode utilizar cartão ou até lençóis ou toalhas velhas que já não use.

         

        4. Corrija imperfeições 

        Todos os problemas que identificou na primeira fase de avaliação das paredes devem ser retificados antes de começar a pintar. 

        Muitas tintas de interior estão já preparadas para eliminar fungos ou algas, por exemplo. Situações de orifícios, fendas ou fissuras podem ser corrigidas aplicando um pouco de massa e alisando a superfície.

         

        5. Misture bem a tinta antes de pintar

          Esta é uma dica que muitas vezes passa despercebida nos projetos de pintura de interiores. Homogeneizar a tinta é essencial para conseguir os melhores resultados e um acabamento uniforme. 

          Mesmo em tintas da mesma cor podem existir ligeiras variações de tonalidade, portanto, misture muito bem o produto antes de começar a pintar.

           

          6. Use acessórios de pintura adequados

            Os acessórios de pintura mais comuns são as trinchas e os rolos de pintura. Consoante o tipo de área a revestir, deve adaptar o acessório às necessidades. 

            Por exemplo, para pintar uma parede ampla, pode optar por um rolo com cabo extensor que lhe permita chegar à altura do teto. Para áreas mais pequenas (junto a portas, janelas ou interruptores, por exemplo) uma pequena trincha ou um mini-rolo garantem um maior controlo de movimentos para um resultado sem falhas.

             

            7. Respeite os tempos de secagem

              Na maioria dos casos, uma pausa de 4 a 6 horas entre demãos é suficiente para garantir uma secagem satisfatória das tintas de interior. No entanto, fatores como a humidade e a temperatura podem influenciar o intervalo de aplicação do seu revestimento. 

              O ideal é escolher dias mais quentes e sem chuva para pintar o interior da sua casa e consultar sempre as indicações do fabricante em relação aos respetivos tempos de secagem. 

               

               

               

              Dê mais cor à sua casa com a Boutique das Tintas!

              Quer dar uma nova cara às paredes da sua casa, mas nem sabe por onde começar? Tome nota destas 7 etapas e comece já a planear a sua próxima decoração. 

              Encontre tudo o que precisa na loja online da Boutique das Tintas e deixe que a sua única preocupação seja a escolha da nova cor para pintar a sua casa. 

              Ver material para pintura de interiores


              Artigos Relacionados

              whatsApp Icon