Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

7 Dicas para dar vida à sua casa com a Cor Pantone 2022

Aplicar a cor pantone do ano aos seus projetos de pintura de interiores é uma forma simples de seguir as mais recentes tendências decorativas. A cor Pantone é escolhida em cada ano tendo por base influências muito diversas e acaba por servir de inspiração em diferentes áreas.

Este ano, a cor Pantone chama-se “Very Peri 17-3938” e consiste num bonito tom de lilás que promete inspirar o mundo em 2022. Neste artigo, vai descobrir 7 formas distintas para integrar esta tonalidade na decoração da sua casa. 

 

Cor do Ano 2022: O que nos inspira esta tonalidade?

O efeito apaziguador do azul, com um ligeiro toque estimulante de vermelho, resulta num bonito tom de lilás que promete acender a criatividade.

Na base da criação desta cor estiveram os tempos de transformação que o mundo atravessa. Se em 2021 tivemos como cores do ano Pantone dois tons independentes e contrastantes (um cinza e um amarelo), este ano surge uma cor que transmite uma confiança serena. 

 

7 Sugestões para aplicar a Cor do Ano Pantone 2022 em sua casa

1. Pinte uma parede de destaque

Uma forma simples de aplicar esta nova cor à decoração da sua casa é usá-la para revestir uma das paredes de uma divisão. Criar uma parede de destaque com uma pintura sólida, ou usar a cor do ano para obter padrões originais, são duas boas possibilidades.

2. Realce um revestimento minimalista com um pop de cor

    É fã de ambientes minimalistas, revestidos com cores mais neutras? Então, pode usar esta cor Pantone Very Peri 17-3938 para criar um pop colorido numa divisão. Para dar mais vida a um espaço, poderá usar uma lista vertical ou uma pequena área com um padrão desenhado neste tom.

    3. Dê uma nova vida a um móvel

      Se prefere fazer uma mudança simples e discreta na decoração, pode aplicar a cor Very Peri 17-3938 para revestir um móvel antigo. A cor Pantone de 2022 é muito bonita, quando aplicada sobre diferentes materiais, bastando para isso usar produtos de revestimento adequados

      4. Pinte uma divisão da sua casa 

        Se gosta de projetos de pintura de interiores e aprecia uma verdadeira transformação de ambientes, pode usar a cor do ano para renovar uma divisão. A suavidade da Very Peri 17-3938 adapta-se a diversas áreas de uma casa, incluindo quartos e halls de entrada.

        5. Inclua elementos naturais na sua decoração

          Há ainda uma forma simples e prática de tirar partido da cor Pantone do ano - Very Peri 17-3938. Decore uma das divisões da sua casa com flores que refletem esta tonalidade, como a Lavanda, Violeta, Alfazema ou Hortênsia. Estas, são apenas algumas flores em tons lilás que pode incorporar facilmente na sua decoração, de uma forma prática, simples e muito duradoira. 

          6. Pinte um elemento decorativo com a cor do ano

            Para aplicar a cor do ano de um modo mais seguro, que tal pintar uma tela, um vaso ou outro objeto decorativo usando esta tonalidade? Pode criar um ou vários elementos de decoração com detalhes na cor “Very Peri 17-3938” e dispô-los em qualquer local da sua casa. 

            7. Aposte em complementos decorativos

              Mantas, velas, almofadas ou cortinas são elementos que podem ser aplicados na sua decoração para lhe conferir pontos de cor. Dispor alguns destes complementos numa qualquer divisão é uma maneira simples de dar mais vida à sua casa usando a cor do ano Pantone.

               

              O que é afinal o Sistema Pantone?

              De uma delicada combinação de azul com vermelho nasce a Very Peri 17-3938, a cor Pantone de 2022. Antes de explorarmos o que representa a cor do ano, importa enquadrar o próprio Sistema Pantone, do qual poderá já ter ouvido falar. 

              A cor, na sua infinita tonalidade, é um conceito muito subjetivo, uma vez que cada pessoa vê cada cor à sua maneira. Mesmo que sejam usadas comparações e descrições detalhadas para caracterizar um certo tom colorido, é quase impossível fazê-lo com total rigor. 

              Foi desta necessidade que surgiu o Sistema de Cores Pantone, ou Pantone Matching System, criado por Lawrence Herbert na década de 60. Através de um sistema de base numérica passou a ser possível combinar cores primárias com precisão e rigor para reproduzir tonalidades específicas. 

              Hoje, o Sistema de Cores Pantone é uma linguagem universal que permite criar, designar e replicar todas as cores possíveis. Através dos conhecidos catálogos de cores Pantone é possível encontrar e replicar aquela tonalidade ideal que imaginou para os seus projetos de pintura de interiores.

              Deixe-se inspirar por esta tonalidade e aplique esta tendência decorativa em sua casa. Na Boutique das Tintas vai encontrar tudo o que precisa para dar vida aos seus projetos de pintura de interiores.


              Artigos Relacionados

              whatsApp Icon