Saiba o que fazer para proteger a sua casa de infiltrações

Proteger a casa contra infiltrações envolve alguns cuidados preventivos essenciais que podem evitar graves problemas. Uma infiltração, em qualquer divisão da sua casa, é sempre uma fonte de transtornos. Quando não é resolvida de imediato, os danos podem alastrar e exigir obras significativas e cada vez mais dispendiosas.

Saiba o que fazer para proteger a sua casa de infiltrações

Neste artigo, vai ficar a saber mais sobre o que provoca as infiltrações e as suas possíveis consequências. Siga as nossas recomendações e descubra como proteger a sua habitação contra este problema, de forma simples.

 

Causas possíveis para o aparecimento de infiltrações em casa

A infiltração de água na estrutura de uma habitação pode acontecer a qualquer momento e ter várias origens:

  • Humidade ascendente

Nesta situação, a água sobe por capilaridade a partir do solo. Aos poucos, começa a acumular-se no pavimento e nas paredes da casa. A causa para este tipo de infiltrações pode estar relacionada com uma impermeabilização deficiente da construção entre o solo e o piso da habitação.

Humidade ascendente
  • Água da chuva

Quando chove com intensidade, ou durante longos períodos, como no inverno, a água da chuva pode infiltrar-se na estrutura da sua casa. Quando existe algum problema no sistema de escoamento, a acumulação das águas pluviais pode acelerar o surgimento de infiltrações.

infiltrações causadas pela água da chuva
  • Humidade por condensação 

Em divisões da casa em que existam grandes quantidades de vapor de água, como cozinhas e casas de banho, o aparecimento de humidade por condensação é mais frequente. 

Ao condensar, o vapor passa para o estado líquido e a água pode acumular-se nas paredes e tetos, podendo causar estragos nestas superfícies.

Humidade por condensação
  • Danos na canalização

Uma causa frequente para o surgimento de infiltrações, tanto em moradias como em apartamentos, é uma fuga de água a partir de alguma canalização danificada. 

Dependendo da dimensão do estrago, a água vai-se acumulando (de forma rápida ou mais lenta) e os sinais de humidade começam a surgir na superfície afetada.

infiltrações causadas por danos na canalização

Consequências das infiltrações 

Uma infiltração em qualquer área da casa é um problema sério e a sua reparação deve ser feita com a máxima urgência. Se deixar a infiltração acumular, as obras e correções necessárias tendem a aumentar de forma significativa.

Assim, quando uma infiltração não é reparada:

  • A acumulação de água vai gerando manchas amareladas de humidade;
  • Na superfície húmida, começam a multiplicar-se algas e fungos, gerando bolor, manchas negras e maus odores;
  • Com o passar do tempo, surgem sinais de degradação mais graves, como fissuras e outros danos nas estruturas afetadas.

Em suma, as consequências de uma infiltração vão muito além das questões estéticas. A longo prazo, as infiltrações não resolvidas podem causar problemas estruturais na sua casa, podendo mesmo afetar a saúde de toda a família.

 

4 Cuidados para proteger a sua casa de infiltrações

1. Use revestimentos adequados nas divisões mais húmidas

Ao escolher as tintas e revestimentos para cada divisão da casa, é importante ter em conta os níveis de humidade. Em cozinhas e casas de banho, por exemplo, devem ser aplicados revestimentos anti-humidade, que vão resistir melhor ao contacto com a água.

revestimentos anti-humidade

2. Mantenha os sistemas de escoamento de águas em bom estado

No final do verão, é conveniente fazer uma verificação do estado dos sistemas de escoamento de águas da sua casa. Avalie se as caleiras, algerozes e sarjetas estão em boas condições ou se necessitam de uma limpeza ou desentupimento. 

 

3. Aplique agentes impermeabilizantes nas zonas críticas 

Na fase de construção, ou em obras de reparação de infiltrações, as resinas cimentícias como a CIN Aquastop Imperflex R700 ou a Argadicol da Arga, são boas opções de impermeabilização.

Ao serem misturadas com cimento, permitem criar uma argamassa flexível que pode aplicar sobre suportes em cerâmica, tijolo ou cimento. Vai, assim, criar uma barreira impermeável contra infiltrações. 

resinas cimentícias para impermeabilizar

4. Repare danos ou fissuras no telhado ou cobertura

O outono é a melhor altura para preparar o seu telhado e cobertura para a época de chuvas. Caso verifique danos nas telhas ou noutras superfícies, deve repará-los usando um revestimento próprio, como a pele elástica ou borracha líquida

Pode aplicar este material em coberturas, terraços não transitáveis, cumeeiras, beirais, caleiras de cimento e bases de chaminé. Desse modo, vai criar uma barreira impermeável e evitar infiltrações.

pele elástica ou borracha líquida

Previna infiltrações com a Boutique das Tintas!

Agora que já sabe mais sobre infiltrações, as suas origens e consequências, siga as nossas dicas e prepare a sua casa para o inverno. Na Boutique das Tintas encontra todos os materiais e ferramentas para impermeabilizar superfícies e prevenir infiltrações e danos causados pela água.

 

Explorar a gama de impermeabilização Boutique das Tintas


Artigos Relacionados

whatsApp Icon