Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

Guia fundamental de equipamento de proteção individual para pintar a casa por dentro e por fora

Pintar uma sala, um quarto, uma casa-de-banho ou o exterior da casa requer mais que escolher as tintas e os materiais adequados para cada tarefa. Para que tudo corra bem é importante salvaguardar a sua saúde e bem-estar, além de evitar que tudo em volta se estrague. Com este artigo ficará a par de todo o Equipamento de Proteção Individual (EPI) a incluir na sua lista de compras, além das tintas e dos pincéis.

Além dos acessórios necessários para pintar, é recomendável ter equipamento para proteger a sua cabeça, os seus olhos, as suas mãos, o corpo em geral.

Os EPI são tão importantes na prevenção de acidentes de trabalho que existem normativos e manuais específicos sobre os Equipamentos de Proteção Individualcomo este, disponibilizado pela Associação Portuguesa de Segurança (APSEI).

Com este artigo ficará a saber quais são os EPI imprescindíveis para pintar a sua casa, por dentro e por fora, em segurança. Dependendo do trabalho que vai realizar irá precisar de Óculos, Máscaras, Casacos, Arneses, Sapatos ou Botas e pode mesmo precisar de um Colete Refletor ou de Joelheiras.

Capacetes para proteção para evitar acidentes graves

O Capacete será o Equipamento de Proteção Individual mais conhecido e utilizado, para sua segurança, por todos os que trabalham em obras e remodelações. Nunca se sabe quando irá cair alguma coisa (por exemplo, um escadote se for dentro de casa). E se pode dispensar quando está a pintar um rodapé, o Capacete de Proteção será fundamental se estiver a pintar paredes, para se proteger de possíveis ferimentos.

Óculos de Proteção para evitar danificar a sua vista

Os Óculos de Proteção Individual apresentam-se em inúmeros formatos e adequados a diferentes funções. Para se proteger de eventuais salpicos de tinta, primários e outros produtos que vai utilizar na pintura deve utilizar óculos com lentes transparentes, de cor ou escuras, com ou sem elástico, anti-riscos ou anti-embaciamento.

Alguns modelos adequam-se a utilizações de curta duração em pequenas obras em casa, outros a um uso mais intensivo em obras de maior dimensão. Existem ainda óculos específicos para soldar e salvaguardar-se de acidentes.

Máscaras de Proteção para evitar a inalação de pó e materiais tóxicos

O resultado de uma pintura pode ser magnífico, mas, enquanto se pinta correm-se riscos de inalação de materiais perigosos que as tintas e outros compostos têm. É fundamental salvaguardar-se do perigo com uma Máscara de Proteção.

Uma das opções é a Máscara Plan para proteção contra partículas perigosas ou irritantes. É dobrável, descartável e conforme a normativa EN 149 FFP2. Esta máscara descartável com válvula é auto-filtrante e protege contra o pó, cinzas e fumos tóxicos. Existem também modelos mais simples, em papel.

Camisolas de Proteção que permitem liberdade de movimentos

As roupas utilizadas para pintar e para outras tarefas de bricolage devem ser resistentes, fáceis de tratar, confortáveis, leves, além de minimizar a transpiração e o calor que possa sentir. Ao seu dispor tem Camisolas de Algodão fino de alta qualidade combinado com elastano que se ajusta ao corpo para evitar prender-se em algum lado

Para trabalhos no exterior pode optar por um Casaco em Poliéster com capuz ajustável e amovível que o vai proteger da chuva, enquanto lhe permite liberdade de movimentos devido à forma ergonómica das mangas.

Pólos, T-shirts e até coletes refletores, para trabalhar no exterior à noite, são outras opções para se proteger dos riscos que pode correr em qualquer momento.

Luvas de proteção. Para o seu equipamento mais valioso: as mãos

As mãos são sem dúvida o seu equipamento de maior valor. São insubstituíveis. Importa por isso protegê-las. E é caso para dizer que há luvas para todas as ocasiões.

As Luvas de Látex são descartáveis e mais frágeis que outros modelos, mas ótimas para isolar e reduzir os riscos quando manipula materiais de limpeza e desinfeção.

Já as Luvas de Precisão Especial Pintor são imprescindíveis para trabalhos minuciosos. Adaptam-se bem e são resistentes à abrasão, sem retirar o tato e facilitando a transpiração.

Existe uma multiplicidade de modelos, incluindo Luvas de Proteção em Pele e Sintéticas.

Sapatos, Botas e Joelheiras de Proteção para evitar quedas

Para estar protegido na totalidade, é preciso ainda Botas ou Sapatos adequados e, em alguns casos, até Joelheiras de Proteção Industrial. Botas em PVC de cano alto para continuar a trabalhar mesmo com chuva, Botas de Segurança para evitar escorregar ou facilitar escalar e até Botas de Pele estão entre as opções que existem para pintar em segurança.

Equipamento anti-queda para proteção contra acidentes em altura

Se o seu trabalho vai ser realizado em altura, convém utilizar um Arnês Anti-queda que tem de ser bem fixado. Deve ainda ter um Absorvedor de Energia, localizado entre o arnês e o sistema anti-queda. Estes equipamentos de Proteção Individual são fabricados para reduzir o impacto ou o golpe seco gerado pela travagem da queda.

Termo, porque é preciso manter-se hidratado

O último equipamento de proteção a referir é um Termo, com capacidade de 450 ml e com uma tampa articulável que isola e protege o bocal da sujidade. Fecha com um botão de pressão, com fecho de segurança, permitindo o uso só com uma mão. Porque para trabalhar precisa também de estar hidratado.

Em suma, se pretende pintar em segurança deve assegurar-se que, consoante o caso, tem capacetes, óculos, máscaras, roupa, luvas, calçado e equipamento anti-queda para fugir das estatísticas dos acidentes de trabalho ou domésticos.

A BOUTIQUE DAS TINTAS tem à sua disposição todos estes produtos e soluções à medida das suas necessidades. Um equipamento de Proteção Individual para cada necessidade.


Artigos Relacionados

whatsApp Icon