Como usar a Tinta Ardósia para passar bons momentos com os mais pequenos?

Se apanhar uma criança a desenhar nas paredes lhe parece um pesadelo, saiba que esse cenário pode ser transformado numa experiência divertida. Pintar um quarto, uma parede, ou uma pequena zona, com tinta ardósia permite criar superfícies semelhantes a um quadro negro, onde os mais novos podem usar giz e dar largas à imaginação. Neste artigo, vamos sugerir-lhe um divertido projeto de pintura com tinta ardósia, que pode ser feito em família. No final, vão criar boas memórias e obter um espaço dedicado à comunicação, estimulando a criatividade e outras competências dos mais novos.

 

A Tinta Ardósia para passar bons momentos com os mais pequenos

 

Vantagens de aplicar Tinta Ardósia num espaço da sua casa

A tinta ardósia é um revestimento especial, desenvolvido especificamente para criar uma superfície sobre a qual se pode escrever ou desenhar usando giz de todas as cores. No final, basta apagar (usando um pano húmido) e a superfície fica pronta para voltar a ser usada.

Graças às suas propriedades, na fase de pintura, esta tinta pode ser aplicada em total segurança:

vantagens da tinta ardósia

Envolver as crianças em pequenos projetos de bricolage permite trabalhar competências importantes, como a capacidade de trabalhar em equipa, o respeito pelos outros e a coordenação motora. 

Para além de tudo isto, estas atividades podem ser muito divertidas e ajudam a reforçar laços familiares. Participar em tarefas deste tipo na infância gera boas memórias e estimula o lado mais criativo das crianças.

A tinta ardósia, depois de aplicada, permite criar uma área onde as crianças (e, por vezes, também os adultos) podem comunicar livremente, pela escrita ou pelo desenho. 

Imagine uma superfície onde se pode escrever, fazer desenhos e rabiscos, tirar dúvidas sobre os trabalhos da escola, fazer contas, treinar a caligrafia, fazer a lista de compras, anotar uma receita… Estas são apenas algumas das utilidades de ter em casa uma parede (ou uma pequena área) revestida com tinta ardósia.  

Reúna a família e todos os materiais de pintura de que precisa e divirta-se com os mais pequenos neste pequeno projeto “faça-você-mesmo”!

 

Pintar com Tinta Ardósia: Tudo o que precisa para um projeto de pintura em família

Apesar de a tinta ardósia ser um produto seguro, nunca deixe as crianças pintarem sem supervisão. Caso sejam demasiado pequenas para participar na fase de pintura, o melhor será surpreendê-las com o espaço já pronto e mostrar-lhes como usar o giz sobre a superfície.

Antes de começar, verifique se tem todos os acessórios de pintura de que precisa para poder arregaçar as mangas e lançar mãos à obra. Se a parede a pintar estiver em condições normais (sem problemas de humidade, fungos ou fissuras) vai precisar de muito pouco para esta tarefa:

  • Equipamentos de proteção básicos (luvas e óculos de proteção);
  • Lona, jornais ou tecidos velhos para proteger o pavimento e outras superfícies; 
  • Escova para a parede;
  • Tinta ardósia;
  • Tabuleiro de pintura;
  • Fita de pintor;
  • Trinchas ou rolos de pintura.

 

Com tudo reunido e a família motivada, pode dar início ao passo a passo de pintura:  

  1. Depois de proteger as superfícies que não queira sujar (e de equipar devidamente os intervenientes), escove a parede onde vai aplicar a tinta para um melhor resultado final.
  2. Aplique a fita de pintor cuidadosamente para limitar a área a pintar. 
  3. Depois de homogeneizada, coloque a tinta ardósia no tabuleiro de pintura e podem começar a pintar!   
  4. A tinta ardósia deve ser aplicada com rolo ou trincha, de modo a obter uma camada uniforme. 
  5. Depois de seca a primeira camada, aplique uma segunda demão e deixe secar novamente. 
  6. Após o tempo recomendado de secagem final, a superfície está pronta a ser utilizada. Pode escrever ou desenhar com qualquer tipo de giz sólido (branco ou colorido) sobre a superfície revestida com a tinta ardósia.   

Divirta-se a transformar a sua casa com a Boutique das Tintas!

Para além de disponibilizar uma enorme variedade de materiais, ferramentas e acessórios para os seus projetos de bricolage, a Boutique das Tintas convida também a passar bons momentos em família.

Siga as nossas dicas e recomendações e envolva os mais novos na renovação de um espaço. Se pretende transformar a sua casa mas tem dúvidas sobre como o pode fazer, fale connosco! 

 


Artigos Relacionados

whatsApp Icon