Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)Tem dúvidas? Precisa de ajuda? Ligue-nos +351 300 527 478 (Chamada para a rede fixa nacional)

8 Materiais para Pintar Madeira: Tudo o que precisa para os seus projetos

Para começar um projeto de bricolage em madeira, que envolva tratar e pintar superfícies, é essencial encontrar boas dicas e escolher os melhores materiais para pintar madeira. Ao longo deste artigo vai encontrar um conjunto de sugestões para conseguir um bom resultado. 

Se aprecia projetos de restauro ou construção em madeira, este artigo é para si! Reunimos uma listagem completa com tudo o que precisa para pintar madeira. Damos-lhe ainda algumas recomendações para conseguir um resultado impecável nos seus trabalhos. 

 

Guia completo: 8 Materiais para Pintar Madeira 

Dependendo do tipo de trabalho e do estado inicial das madeiras a tratar e pintar, os produtos e ferramentas podem variar ligeiramente. No entanto, a lista básica de material necessário para um projeto de pintura de madeira deve incluir alguns itens essenciais, aqui apresentados de forma ordenada:

 

1. Escova de aço

A escova de aço é um dos principais materiais para pintar madeira, porque ajuda a eliminar das superfícies em madeira detritos e restos de revestimentos anteriores que possam prejudicar o processo de pintura. 

Uma escovagem com este utensílio é uma boa forma de preparar as peças em madeira para uma nova pintura ou envernizamento.

2. Lixas para madeira de diferentes granulometrias 

As lixas para madeira são essenciais para conseguir um alisamento perfeito das superfícies. Podem ser usadas na forma de bloco para lixar ou folhas de lixa e estão disponíveis em diferentes granulometrias para que se possam adaptar a cada tipo de madeira. 

3. Massa para madeira

Se tiver detetado fissuras, orifícios ou outro tipo de danos ou irregularidades nas madeiras que pretende pintar é necessário aplicar uma massa para madeira apropriada. Este material vai preencher essas áreas e, depois de secar, cria uma superfície lisa e pronta a revestir. 

4. Espátula de pintor

A espátula de pintor é uma ferramenta muito útil sempre que se trabalha com madeiras. Pode ser usada para remover antigos revestimentos das superfícies ou para as alisar após a aplicação de massa para madeiras, por exemplo.

5. Trinchas para revestir madeiras

Depois de preparadas as superfícies de madeira é chegado o momento de aplicar os revestimentos pretendidos. Para pintar, aplicar verniz ou velatura na madeira, use uma trincha. Escolha a dimensão adequada e aplique os revestimentos que pretender.. 

Depois de usar a trincha para revestir madeira deve lavar e secar bem esta ferramenta logo após cada utilização. Este cuidado ajuda a mantê-las em bom estado e a obter melhores resultados em cada projeto. 

6. Primário para madeiras

Se procura obter um acabamento impecável nos seus projetos de pintura de madeiras, saiba que a aplicação de um primário faz uma enorme diferença. 

Para além de uniformizar as superfícies, ajuda a cobrir manchas ou veios que queira disfarçar e prepara a madeira para a aplicação da tinta ou verniz. Usar um primário para madeiras promove ainda a aderência dos revestimentos posteriores.

7. Tinta para madeiras

Chegada a altura de pintar, deverá procurar as tintas para madeira mais adequadas à cor, tipo de acabamento e resistência pretendida para o seu projeto. 

De acordo com o acabamento escolhido, poderá optar por uma tinta acetinada, brilhante ou mate. Por outro lado, a localização da superfície a pintar irá ditar a escolha de uma tinta para madeiras de exterior ou interior.

8. Verniz para madeiras

Depois de pintar a madeira, poderá optar entre deixar a tinta como camada final ou protegê-la com verniz. Passar um verniz para madeiras vai aumentar a durabilidade da pintura, uma vez que constitui uma camada extra de proteção. 

À semelhança das tintas, também os vernizes para madeira estão disponíveis em distintos graus de brilho e em diferentes tonalidades.

Dicas e cuidados a ter para pintar madeiras em casa

Dedicar-se a um projeto de pintura de madeiras exige alguns cuidados prévios. Como alguns materiais podem ser agressivos ou exalar cheiros fortes, é importante proteger-se antes de começar a pintar. 

Areje o local, use luvas, máscara ou óculos de proteção consoante a fase e o tipo de trabalho que vá executar. Proteja também as superfícies envolventes cobrindo-as com uma lona ou jornais velhos, por exemplo. 

Respeite a ordem de utilização dos materiais que apresentámos neste guia, para conseguir os melhores acabamentos.

Antes de deitar mãos à obra deve certificar-se que tem tudo o que precisa para o seu projeto e que reuniu todo o material para trabalhar, preparar e pintar a madeira. 

Na Boutique das Tintas encontra todos os materiais, ferramentas e acessórios para pintar madeiras em casa e obter resultados incríveis. 

Pintar madeira é uma das atividades mais simples e, ao mesmo tempo, uma das mais gratificantes do mundo da bricolage. Com um pouco de carinho e dedicação é possível criar ou restaurar móveis ou superfícies de madeira realçando a sua beleza. 

A madeira remete-nos para a natureza, sendo um material versátil e agradável de trabalhar. Desde que bem cuidadas, as superfícies em madeira podem manter-se bonitas por muito tempo. 

Quer seja aplicada em pavimentos, peças de mobiliário, portas, caixilharias ou objetos decorativos, a madeira é uma matéria nobre que transmite uma sensação aconchegante. 


Artigos Relacionados

whatsApp Icon