4 Passos para uma correta Manutenção e Lavagem de Telhados

Pela sua localização, os telhados de uma casa acabam por ser áreas um pouco esquecidas no que toca à limpeza e manutenção. No entanto, estas superfícies requerem alguns cuidados para se manterem em boas condições e a lavagem dos telhados é um deles. 

Na maior parte dos casos, apenas quando surgem problemas, como infiltrações, é feita uma análise ao estado das telhas, caleiras e cobertura no telhado. No entanto, a prevenção e uma manutenção adequada destas áreas é a melhor forma de evitar situações mais graves. 

Neste artigo, listámos para si 4 etapas básicas que deve executar com regularidade para garantir a durabilidade do telhado da sua casa. 

4 Passos para manter o seu telhado em bom estado

A avaliação, manutenção e lavagem de telhados são atividades simples, mas requerem certas medidas básicas de segurança por se tratar de um trabalho em altura. Tenha sempre todos os cuidados para evitar quedas ou outro tipo de acidentes.

Por outro lado, deve recorrer a produtos, ferramentas e equipamentos apropriados para que este trabalho fique bem feito. Quer seja você a executar estas tarefas, quer contrate um profissional para as fazer, é essencial seguir estas 4 etapas e usar os acessórios e produtos certos. 

1. Avaliação do telhado e caleiras 

A primeira coisa a fazer é avaliar o estado do seu telhado e das caleiras. Com o passar do tempo é natural que se acumulem folhas e outros detritos que podem causar obstruções no sistema de escoamento de águas pluviais.

Verifique o estado global do telhado: analise as condições das telhas e verifique se há formação de musgo, bolor ou algas e se há descoloração ou escurecimento em alguma área. Nas caleiras, verifique se existem zonas obstruídas que possam impedir o normal fluxo da água.

2. Reparação de eventuais danos

Depois da avaliação inicial deve proceder à reparação de todas as anomalias identificadas, tanto na área superficial como na própria estrutura de suporte do telhado.  

Em determinadas situações, os telhados necessitam de uma intervenção mais abrangente. Estruturas interiores em madeira, por exemplo, podem degradar-se com o passar dos anos e exigir alguma reparação ou substituição.

Caso tenha identificado telhas partidas ou danificadas substitua-as ou corrija os estragos antes de avançar para a etapa de lavagem do telhado. Reparar e limpar as caleiras é também uma forma de garantir um bom escoamento de águas e evitar infiltrações e outros problemas de humidade. 

3. Limpeza e lavagem do telhado

Depois de retificados eventuais estragos nas telhas, na estrutura ou noutras áreas é altura de lavar e limpar esta superfície. Lembre-se de cumprir todas as normas de segurança para esta etapa. 

Recorra a equipamentos apropriados para a lavagem do seu telhado. A máquina de alta pressão Karcher K 7 Full Control, por exemplo, permite ajustar a pressão da água durante a utilização. Desta forma, pode incidir sobre as zonas com mais sujidade para uma limpeza mais rápida e eficaz.  

Depois de seco, pode aplicar no telhado produtos específicos para a remoção ou prevenção de algas e fungos. Soluções algicidas e germicidas como o Arga Toutnet Clássico ou o CIN Polyprep Descontaminante Artibiose são simples de aplicar e garantem bons resultados. 

4. Restauro e renovação 

Quando bem construídos, os telhados são estruturas com elevada resistência mas, com o passar do tempo, pode ser necessária uma pintura ou renovação do revestimento das telhas. Nestes casos, aplicar uma tinta própria para telhados vai ajudar a preservar as suas propriedades e evitar a formação de camadas de algas ou fungos.

Se a sua casa for fria, pintar o telhado usando uma cor mais escura é uma forma simples de aumentar a retenção de calor. Caso pretenda o efeito oposto, deve optar por uma cor mais clara para pintar o seu telhado.

Porque é tão importante a manutenção e lavagem de telhados?

A acumulação de matéria orgânica sobre os telhados acaba por fragilizar a sua estrutura, o que se pode traduzir em problemas de isolamento térmico ou humidade no interior da habitação.  

Assim, a manutenção e lavagem de telhados e caleiras são procedimentos que devem ser feitos com regularidade. Estes cuidados ajudam a prevenir problemas mais graves como o aparecimento de infiltrações dentro de casa.

A melhor altura para fazer uma avaliação e todas as intervenções necessárias no seu telhado é no final do verão. Dessa forma, a casa fica preparada para enfrentar a época de chuvas em segurança. 

Na Boutique das Tintas encontra todos os materiais e equipamentos para que possa tratar destes procedimentos com eficácia. Se procura soluções ou aconselhamento sobre os melhores produtos para a manutenção e lavagem de telhados, fale com os nossos especialistas e prepare a sua casa para o inverno. 


Explore aqui a nossa loja online


Artigos Relacionados

whatsApp Icon