Iniciar sessão

Carrinho

Diferentes tipos de Tinta de Parede e como escolher a melhor

A seleção da melhor tinta de parede requer que se conheçam os tipos de produtos disponíveis no mercado e quais as suas características principais. Outros passos essenciais para eleger a tinta de parede mais adequada passam por escolher o acabamento que se pretende e ter em conta o tipo de superfície a revestir. 

Na Boutique das Tintas disponibilizamos uma grande variedade de tintas, produtos e acessórios para obras de pintura. Descubra, neste artigo, quais os fatores a avaliar antes de começar a escolher os materiais e fique a conhecer um pouco melhor os diferentes tipos de tintas de parede

 

3 fatores a considerar na Escolha da Melhor Tinta de Parede

No início de qualquer obra de pintura a planificação deve ser cuidadosa. Se vai pintar uma parede, faça uma análise da sua aparência geral. Certifique-se de que não existem problemas subjacentes que precisem de ser retificados antes de começar a pintar, tais como manchas de humidade, fungos ou fissuras.

Antes ainda de investir na compra de material, é conveniente ter bem definido o que se pretende alcançar com o seu projeto de pintura de paredes. Para isso, há 3 fatores básicos a ter em conta:

1. Exposição da superfície a revestir

A parede que pretende pintar ou renovar está localizada num espaço interior ou trata-se de uma fachada, exposta aos elementos climatéricos? Este detalhe vai condicionar, logo à partida, o tipo de tinta de parede a aplicar. 

As tintas para interior têm características muito diferentes das tintas para exterior, sendo que estas últimas precisam de garantir uma maior resistência. Se a área a pintar incluir espaços abrigados e outros mais expostos, pode optar por uma tinta que seja apta tanto para interior como para exterior.   

 

2. Material base da parede 

Outro ponto a avaliar é o tipo de substrato a revestir. A parede que vai pintar é de madeira, gesso cartonado, alvenaria ou metal? Tenha sempre em consideração o tipo de material base da parede que pretende pintar e procure a tinta de parede mais apropriada para cada caso. 

 

3. Tipo de acabamento pretendido

Finalmente, tendo em conta a vertente mais estética do seu projeto de pintura, deve selecionar o tipo de acabamento final que prefere. A grande maioria dos revestimentos oferece diversas opções em termos de brilho e de texturas. 

 

Principais Tipos de Tinta de Parede 

De acordo com os tipos de componentes que as integram, as tintas apresentam diferentes características. Há alguns constituintes básicos que fazem parte da composição de qualquer tinta:

 

As tintas de parede podem dividir-se, de acordo com as suas propriedades de dissolução, em:

 

Tintas de base solvente

Que se podem diluir em diferentes tipos de diluentes, consoante a sua formulação.

 

Tintas de base aquosa

Que se podem diluir em água.

Destas, as tintas de base aquosa são as mais usadas para a pintura de paredes e estão disponíveis em diferentes graus de brilho: super-mate, mate, acetinado, semi-brilho ou brilhante. 

As tintas aquosas podem dividir-se em 4 subtipos principais:

1. Tinta aquosa 100% acrílica

A elevada resistência deste tipo de tinta torna-a ideal para ser aplicada em paredes expostas ao exterior e fachadas de casas e edifícios.

Carregue na imagem para ver o produto

 

2. Tinta aquosa acrílica

Também muito resistente, este tipo de tinta de parede pode ser usada para revestir espaços interiores, mesmo em divisões sujeitas a condições exigentes, como cozinhas e casas de banho, mais expostas à humidade. 

Carregue na imagem para ver o produto

 

3. Tinta aquosa vinílica 

De menor resistência, esta tinta é recomendada apenas para espaços interiores que não tenham problemas de humidade, nem fiquem diretamente expostos à luz solar. Pode aplicar-se numa parede de destaque ou para criar pequenos detalhes de cor na decoração. 

Carregue na imagem para ver o produto

 

4. Tintas especiais

De acordo com problemas concretos a corrigir, ou acabamentos especiais que se pretendam, existem tintas de parede desenvolvidas concretamente para esses fins.

Destacamos alguns exemplos:

 

A escolha certa para os melhores resultados

A tinta de base aquosa acrílica é a mais utilizada para a pintura de paredes. Este tipo de tinta garante um acabamento durável e uma secagem rápida, o que contribui para a sua popularidade. 

Para qualquer projeto de pintura existe uma tinta de parede apropriada. Avalie as condições da superfície a pintar e escolha bem os produtos que aplica nas suas obras.

Apenas com uma seleção adequada e produtos de qualidade poderá obter resultados duráveis e de nível profissional.

Escolha a melhor tinta de parede
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!