Iniciar sessão

Carrinho

Tipos de Vernizes para Madeira

Mesmo que nunca tenha aplicado verniz de madeira, certamente já ouviu falar deste tipo de produto. No entanto, só quando começamos a explorar o mundo dos vernizes de madeira é que compreendemos o seu potencial e a sua enorme diversidade. 

Este tipo de verniz é aplicado sobre a madeira numa fase final, tanto em madeiras cruas como em madeiras pintadas ou tratadas. Apesar de poder ser usado especificamente para efeitos decorativos, a função principal do verniz é preservar e prolongar a vida de todo o tipo de superfícies em madeira.  

Neste artigo vai ficar a conhecer os componentes mais comuns do verniz de madeiras e o que pode conseguir com a aplicação deste produto.

Para que serve o Verniz para Madeiras?

O verniz para madeiras é um produto líquido, normalmente transparente, que se pode aplicar com trincha ou pincel. A sua aplicação no revestimento de superfícies de madeira tem normalmente como finalidade protegê-las, contribuindo para aumentar a sua durabilidade. A este atributo soma-se muitas vezes o potencial decorativo do verniz. 

Em termos químicos, fazem parte da composição de qualquer verniz:

Após a sua aplicação e secagem, o verniz forma um filme protetor espesso, que envolve a madeira e uniformiza a sua textura. Consoante o tipo de madeira, as condições em que se encontra e os objetivos de cada projeto deve ser selecionado o tipo de verniz mais adequado. 

 

Qual a diferença entre Velatura e Verniz de Madeiras?

Apesar de ambos poderem ser aplicados para dar um acabamento protetor à madeira, a velatura e o verniz de madeiras são dois produtos diferentes. 

O verniz, depois de seco,  forma uma camada espessa sobre a madeira, cobrindo totalmente a sua textura com um acabamento do tipo “poro fechado”.

Já a velatura, penetra nas fibras da madeira, impregnando-as, mas proporciona uma textura final mais natural e um acabamento mais fino, designado de “poro aberto”. 

 

3 Cuidados a ter antes de Aplicar Verniz em Madeiras

Pode envernizar madeiras de interior ou de exterior, novas ou velhas. Na verdade, pode aplicar-se verniz sobre todo o tipo de madeiras, desde que estas sejam convenientemente preparadas para o efeito. 

Para garantir resultados satisfatórios, há 3 cuidados essenciais em qualquer projeto deste género:

  1. Deve ser feita uma avaliação das condições em que se encontra a madeira que pretende revestir. O tipo de preparação será diferente entre madeiras novas e envelhecidas. Caso a madeira apresente danos significativos ou fungos, por exemplo, deve resolver esses problemas antes de passar ao envernizamento.  
  2. É preciso escolher o verniz mais apropriado de acordo com as condições a que a madeira vai estar sujeita depois de ser envernizada. Madeiras de exterior vão sempre requerer produtos mais resistentes do que as madeiras de interior.  
  3. Finalmente, uma das condições essenciais passa por lixar a madeira antes da aplicação do verniz. Isto vai uniformizar a sua textura e ajudar a remover eventuais resíduos de revestimentos anteriores. 

 

Tipos de Vernizes para Madeira

Existe no mercado uma grande diversidade de produtos e vernizes para madeira. Muitas vezes cada marca cria categorias próprias, o que pode tornar a seleção global um pouco confusa. 

Para facilitar a escolha do verniz mais adequado para cada situação, de uma maneira geral, podemos dividir estes produtos de acordo com 3 características principais.

Tipo de brilho 

Para além das suas propriedades relacionadas com a proteção, o verniz de madeira pode também ser usado para criar efeitos decorativos. De acordo com as suas preferências, pode escolher o verniz com base no nível e tipo de brilho que pretender. 

Assim, existem vernizes com acabamento mate, acetinado e brilhante

Tonalidade

Existem várias tonalidades de verniz para que possa transformar ou acentuar a aparência das suas madeiras. Pinho, Mogno, Carvalho e Teca são alguns dos tons mais comuns, inspirados nas cores de diferentes tipos de madeira.    

Tipo de acabamento

Como já referimos, caso procure manter a aparência natural e texturizada das suas superfícies em madeira deve optar por usar uma velatura, de textura mais fina. Se pretende cobrir e uniformizar a superfície das madeiras deverá aplicar um verniz ao seu gosto. 

Existe também o óleo de teca, um revestimento utilizado para preservar e embelezar as madeiras de exterior.   

Se está a planear envernizar qualquer superfície em madeira, siga as nossas recomendações e consiga resultados profissionais. 

Descubra toda a variedade de vernizes para madeira que a Boutique das Tintas tem para lhe oferecer e escolha os melhores produtos para os seus projetos. 

Ver Vernizes para Madeira
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!